Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 21 de junho de 2015

Vila St. Gallen lança Chopp de Inverno com notas de Cassis

 Foto: Ninkasi Beer Club

Fui convidado mais uma vez pela cervejaria Sankt Gallen, desta vez para participar do lançamento do seu Chopp de Inverno, criação do Mestre Cervejeiro Gabriel Di Martino, que recentemente recebeu o prêmio de melhor Mestre Cervejeiro, pela Prazeres da Mesa/Cacau Show. Além do chope, estava previsto também a harmonização da bebida com um prato preparado especialmente pelo Chef da casa, Lucas Mendes: a Torta St. Patrick!

 Foto: Ninkasi Beer Club

Ao chegar em Teresópolis notei que tudo conspirava a favor. O tempo estava muuuuito frio e portanto ideal e propício para o lançamento de um chope que promete confortar e aquecer nos dias mais gelados. Pode ser que o pessoal da cidade de Teresópolis discorde da minha avaliação, mas como moro na cidade do Rio de Janeiro, qualquer temperatura abaixo do 20º, já é motivo para tirar a indumentária de inverno do fundo do armário.

 Foto: Ninkasi Beer Club

Mais uma vez fui muito bem recebido por todo o staff da cervejaria e em seguida devidamente acomodado. Antes do aguardado lançamento e do prato principal tive o prazer de degustar além do ótimo e já conhecido chope Therezópolis Gold, alguns dos petiscos mais famosos da casa.

Therezópolis Gold. Dispensa apresentações. Foto: Ninkasi Beer Club

Sensacional! Estas bolinhas são feitas com três tipos de queijo e polvilhadas com cabelinho de anjo. Acompanhada ainda de geléia de damasco e pimenta. Um deleite!!!  (Foto: Ninkasi Beer Club)

 
Suculentas linguiças alemãs com molho de mostarda e mel (Foto: Ninkasi Beer Club)

Reaproveitamento de recursos é tudo! Bolinho feito com o bagaço do malte. Show! (Foto: Ninkasi Beer Club)

Enfim o momento esperado! Chegaram as taças com o precioso líquido, aguardado ansiosamente por todos os convidados. Após a entrada triunfal, pousou na mesa e ali ficou por alguns momentos a disposição dos olhares e muitas fotos de todos os presentes. Era realmente a estrela do dia! Após a sessão de fotos era chegada a hora de degustá-la, mas como informei antes, acompanhada da Torta St. Patrick, que naquele momento adentrava o salão, fumegante e inebriava a todos com o seu belo aroma. Tudo irresistível!

 
 Foto: Ninkasi Beer Club

Após a chegada mais que aguardada tivemos as apresentações do chope e do prato principal por Gabriel Di Martino e Lucas Mendes, respectivamente.

Gabriel Di Martino e Lucas Mendes. Um brinde ao sucesso! (Foto: Ninkasi Beer Club)

O chopp de Inverno

 Foto: Ninkasi Beer Club

É uma cerveja de coloração marrom castanho, com tons avermelhados e corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação, persistência idem, com ótima transição de renda no copo.

O aroma é adocicado, frutado e remete a leve caramelo e cassis em maior evidência. Ao aproximar o copo do nariz não é perceptível a presença dos 9,2% de teor alcoólico. O álcool está muito bem inserido. No sabor, ótimo equilíbrio entre o dulçor, que serve de base e o amargor que se eleva no fim. Leve acidez. Em nenhum momento, a presença da fruta que foi inclusive adicionada na maturação, somada ao dulçor dos maltes utilizados deixou a bebida enjoativa. Muito pelo contrário! O chope de inverno tem muito bom drinkability e pede sim mais um gole. Posso afirmar que a bebida é um perigo!!! Você pode facilmente degustar umas três a quatro taças batendo papo sem se dar conta do alto teor alcoólico. 

O retrogosto é levemente amargo e duradouro. Provoca ainda um leve e gostoso aquecimento na garganta. Corpo médio e carbonatação ideal conferem como disse anteriormente incrível drinkability a esta cerveja. Cerveja muito saborosa! Ótima para o inverno! Parabéns ao Gabriel, por mais uma vez ter acertado na mão. Suas criações são sempre muito equilibradas.

A Torta St. Patrick

 Foto: Ninkasi Beer Club

Elaborada pelo Chef Lucas Mendes, a torta foi feita com carne de cordeiro cozida lentamente com legumes, cogumelos e cerveja escura. O molho ficou uma delícia, bem consistente e encorpado. O toque final ficou por conta da massa folheada e crocante que cobria a torta. A harmonização do prato com o chope de inverno ficou perfeita. A carne de cordeiro que possui um sabor naturalmente adocicado e amanteigado casou muito bem a Double Red Ale do Di Martino, que apresenta também um certo dulçor.

 Foto: Ninkasi Beer Club

Enfim, o dia foi maravilhoso! Boa gastronomia, um friozinho gostoso e pessoas extremamente agradáveis! Agradeço a todos da Sankt Gallen pelo convite.

Ein Prosit!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club