Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entrevista 04: Three Rio Craft Beer Festival



Entrevista realizada no dia 13 de junho de 2015
Local: Casa da Glória - RJ
Evento: Rio Craft Beer Festival



Ninkasi Beer Club: Estamos na Casa da Glória, no Rio Craft Beer Festival com Filipe da cervejaria Three Monkeys. Filipe, o que mudou após o lançamento da versão engarrafada da Three Monkeys e da participação no Mondial de La Bière? 
Three Monkeys: Assim, o Mondial foi um divisor de água porque acabou que a gente estava trabalhando, estava conseguindo ganhar mercado e tudo mais, e no Mondial acabou que a gente teve um sucesso maior do que a gente esperava. Então a gente pôde apresentar o produto pra muita gente que não conhecia e pra galera que já conhecia foi bom também pra gente bater papo e tudo mais. Então o evento foi formidável. Em relação a garrafa, a gente ficou quase que oito meses só produzindo chope, por uma limitação que a gente tinha. Isso acabava limitando muito os pontos de venda. A gente tinha um universo de dez a quinze bares com chope artesanal. Quando a gente teve a garrafa, a gente conseguiu expandir de uma forma absurda. A gente pulou de novembro do ano passado de quinze bares pra cento e vinte hoje. Porque acaba que com a garrafinha, tem um universo de bares, restaurantes, delicatessen, então isso possibilita, vamos dizer assim, a gente que está começando a ter uma expansão bem legal. Acredito que a garrafa foi um momento em que a gente conseguiu expor para um público muito maior o nosso produto. 

Ninkasi Beer Club: Vem coisa nova por aí? Previsão de novo rótulo? 
Three Monkeys: Assim, todo mundo pergunta muito isso pra gente. A nossa estratégia primeiro, ou seja, a gente tem um ano e meio de empresa e nossa estratégia foi vamos ter um rótulo e vamos tentar consolidar nossa marca pra depois vamos dizer assim, a gente ter uma massa crítica para lançar o segundo. E hoje a gente vê que já tem essa massa. A gente quer lançar em setembro um rótulo, que ele já está bem encaminhado, em fase de registro. Vai ser uma Índia Wheat Ale, que é uma IPA com flocos de trigo e que está em fase final para lançamento. A gente vai começar com chope primeiro. A gente não vai lançar garrafa ainda. Mais para o final do ano, em novembro, provavelmente no Mondial de La Bière, a gente quer lançar uma Brown Ale. A gente já fez o primeiro teste e foi super aceito, muito legal. Esses são os nossos próximos passos pra esse ano. 

Ninkasi Beer Club: Fale pra gente um pouco sobre o que é ser cervejeiro cigano, as vantagens e desvantagens. 
Three Monkeys: Assim, a questão de você ser cigano, a grande vantagem que você tem é que você consegue iniciar seu negócio sem ter o investimento da fábrica, que é um investimento muito alto. Acho que todas as cervejarias que estão aqui (no evento) tiveram essa possibilidade de começar (cigano), de estar alavancando sua marca, seu negócio, sem ter um investimento que é extremamente alto, de fábrica, de equipamentos de funcionários, de tudo. Então, esse conceito de cigano, possibilitou que a gente fizesse este tipo de festival. Se não existisse esse conceito, provavelmente poucas estariam aqui hoje. A gente hoje, por exemplo, estou falando pela Three Monkeys, mas acho que é a realidade de quase todo mundo, ou seja, poucos têm a capacidade de fazer a sua planta fabril, a sua fábrica própria. É um sonho nosso, um dia a gente vai chegar lá, mas por enquanto a gente vai continuar sendo cigano. Se tem alguma desvantagem, é por que querendo ou não, se amanhã a fábrica que a gente está produzindo tem um plano e depois ela muda e diz por exemplo, agora eu quero fazer dez rótulos, você acaba ficando na mão deles. Mas hoje, por exemplo, a gente tem um relacionamento ótimo onde a gente fabrica, mas a gente nunca sabe do amanhã. Pode ser que eles mudem o conceito deles e a gente tenha que procurar uma outra fábrica, e mudando de fábrica, muda o processo, muda rendimento dos equipamentos que são diferentes, então tem um tempo de ajuste grande, e a gente acaba ficando nesse risco. Mas eu vou dizer, acho que é um risco que vale a pena correr. 

Ninkasi Beer Club: O que pode melhorar na cena cervejeira do RJ? 
Three Monkeys: Eu acho que o mercado como um todo, vamos dizer assim, a cadeia precisa crescer. Acho que tem muitas marcas novas surgindo. Porque tem espaço pra todo mundo. Um evento como este tem espaço para mais marcas estarem aqui. Mas pra gente crescer, a gente precisa de mais fábricas fazendo (cerveja), mais fornecedores de insumos, que os distribuidores sejam cada vez mais profissionalizados, mais bares. A cadeia toda precisa crescer junto. Não adianta a gente ter várias cervejarias e a cadeia não acompanhar esse crescimento. Então, acho que hoje esse é o grande déficit do Rio, onde precisa evoluir, para todo mundo fazer produtos melhores, mais legais e novas coisas acontecerem. 

Ninkasi Beer Club: Mande um recado para os leitores do Ninkasi Beer Club e para quem está começando a produzir cerveja artesanal? 
Three Monkeys: Assim, a gente começou fazendo em casa, nossa origem é cervejeiro caseiro, então assim, acho que tem mercado pra muita gente crescer. Se você realmente é apaixonado por isso, se você realmente gosta muito de cerveja artesanal, é uma empreitada que vale a pena. Obviamente que dá trabalho pra caramba, mas quem faz cerveja em casa sabe que o trabalho é árduo, mas vale todo o esforço porque é um mercado muito legal e as pessoas são muito colaborativas. Todo mundo aqui está para ajudar, ninguém aqui quer passar a perna em ninguém. São todos muito amigos, então o que precisar da Three Monkeys pra seguir esse caminho a gente é super a favor e ajuda que quiser. É só vir falar com a gente. 

Ninkasi Beer Club: Onde o público encontra vocês? 
Three Monkeys: A gente tem a nossa página no Facebook, além do Instagram. Lá estamos sempre postando as novidades. Este ano, de eventos a gente vai estar no 2º Festival de Microcervejarias do Rio que este ano será na fábrica Bhering, no Santo Cristo. Ano passado já foi um sucesso e este ano será num espaço muito maior. E mais pro final do ano a gente vai participar do Mondial de La Bière. Vamos estar lá com um estande e esperamos trazer mais novidades e esperamos que seja muito legal.



Ninkasi Beer Club: Isso aí gente! Este foi Filipe da Three Monkeys direto pro Ninkasi Beer Club. Até o próximo evento. Vida longa!

Contato: 
http://www.threemonkeysbeer.com.br/
https://pt-br.facebook.com/threemonkeysbeer
https://instagram.com/threemonkeysbeer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club