Além de cervejeiro caseiro e sommelier, Botto acumula vários prêmios dos concursos cervejeiros dos quais participou. Porém, a grande projeção de Botto aconteceu quando a cerveja Dama do Lago venceu o concurso mestre cervejeiro da Eisenbahn e produziu 3 mil litros de sua cerveja vencedora.
O rótulo da cerveja segue a tradição de rotulagem do Mestre, o desenho mostra o Monge Cervejeiro que é uma caricatura do próprio Botto, obra do cartunista Tibúrcio que desenha para a revista Mad. Desta vez, o rótulo é uma brincadeira caricata e uma homenagem ao filho de Leonardo Botto que acaba de nascer. O nome escolhido, Zoontje, significa filho recém-nascido, filhinho em holandês, idioma mais falado na Bélgica.
Cervejaria: Botto Bier
Origem: Brasil
ABV(%): 6,6
Estilo: Belgian Specialty Ale
Embalagem: Garrafa de 600 ml
É uma cerveja de coloração âmbar, com corpo turvo. Sua espuma cremosa de cor de bege apresentou ótima formação, sendo persistente, com uma excelente transição de renda no copo.
No nariz malte intenso remetendo a caramelo e tostado. Senti a presença de frutas secas e ameixa. O lúpulo médio, floral e cítrico. Álcool evidente, mas sem atrapalhar o conjunto. O sabor acompanha o aroma, especialmente no caramelo. Presença de ésteres frutados e cítricos. Lúpulo médio e cítrico. Bom equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor.
O aftertaste é duradouro indo do doce ao leve amargor, com levíssima adstringência. O corpo é médio e carbonatação idem. Médio drinkability. A percepção alcoólica engana bastante. Excelente cerveja! Bela homenagem, bem como a cerveja!
Saúde!
Luiz Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club