Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Vinho e fondue: combinação perfeita para o inverno

Especialista da Grand Cru Campinas dá dicas de rótulos para harmonizar com o prato queridinho da estação mais fria do ano

A temperatura cai e a demanda por opções que aquecem o corpo aumenta. Indicado para os climas mais frios, o fondue fica ainda mais atraente quando acompanhado por um bom vinho. Expert no assunto e sócio-proprietário da Grand Cru Campinas, que tem lojas na Alameda do Parque D. Pedro Shopping e no Cambuí, André Dian recomenda rótulos internacionais para harmonizar com o prato de origem suíça e agradar a todos os paladares.

Fondue de queijo

A primeira versão criada de fondue é uma das mais preparadas até hoje, elaborada com um ou mais tipos de queijo - sendo o Gruyère, o Emmental e o Gouda os mais utilizados -, e conta com vinho branco na receita. Para acompanhar, pães, legumes e batata estão entre as preferências. Segundo André, o vinho branco, com boa acidez, ameniza a gordura do queijo derretido e proporciona uma combinação clássica. O Riesling, o Chardonnay, com estágio em barricas, e o Albarinho, espanhol ou português, são ótimas pedidas.

"É válido lembrar que o vinho define momentos e completa experiências, então se a pessoa prefere os tintos deve apostar neles. Sendo assim, os leves como Gammy, Tempranillo jovem ou Merlot patagônico podem ser boas opões", explica Dian.

Sugestões - Brancos: Zuccardi Q Chardonnay (Argentina), Errazzuriz Max Reserva Chardonnay (Chile), Saint Clair Riesling (Nova Zelândia) e Marques Cáceres Rueda (Espanha) | Tintos: Humberto Canale Merlot (Argentina), Patrick Clerget Coteaux Bourguignons AOP (França) e Tarima Orgânico (Espanha).

Fondue de carne

Servido, geralmente, com cubos macios de mignon, tem o sabor definido pelos variados molhos, elaborados a gosto do público. Para harmonizar, o especialista sugere os tintos com bom corpo e acidez. "Alternativas como Cabernet Sauvignon, Syrah, Primitivo, Tempranillos e rótulos italianos e portugueses garantem uma incrível viagem, repleta de sensações e descobertas", acrescenta.

Sugestões - Tintos: Matetic EQ Syrah (Chile), Alceño 50 Barricas (Espanha), Philip Mazzei (Itália), Marques de Cáceres Reserva (Espanha), Cobos Bramare Cabernet Sauvignon (Argentina) e Primitivo di Mandura Sessantani 60 (Itália).

Fondue de chocolate

Preparado, na maioria das vezes, com chocolate meio amargo e acompanhado por waffle ou frutas como morango, uva e banana, completa a refeição e pede vinhos licorosos e de sobremesa. Para a ocasião, Dian recomenda Porto Ruby e Porto Tawny. "A finalização é uma das fases mais importantes. Ela deve satisfazer ao cliente, completar a experiência gastronômica e deixar um gostinho de quero mais. Por isso, é fundamental manter a qualidade da bebida", finaliza o sócio-proprietário da Grand Cru Campinas.

Sugestões - Tintos: San Marzano Passito Filari Primitivo Manduria Dolce Naturale DOCG (Itália), Vinho do Porto Churchill Tawny 10 anos e Porto Dry White 10 anos (Portugal).

Sobre a Grand Cru

Com um portfólio inigualável, é a maior rede de lojas de importação de vinhos do País e dá atenção especial à seleção: todos os rótulos passam pelo aval de uma exigente equipe de Sommeliers, formada por alguns dos profissionais mais renomados do Brasil. Com mais de 15 anos de história, hoje são mais de 45 unidades – entre filiais e franquias – nas mais importantes cidades brasileiras, além de site, Clube de Vinhos (a Confraria Grand Cru) e central de televendas.

Grand Cru Campinas

Parque D. Pedro Shopping - Alameda
Av. Guilherme Campos, 500 – Jd. Santa Genebra- Campinas - SP
(19) 3397-9747
Horário de funcionamento do shopping

Cambuí
Rua Dr. Sampaio Ferraz, 336 - Cambuí - Campinas - SP
(19) 3252-4311
Segunda a sexta, das 9h às 21h/ sábados, das 9h às 18h

Fonte: Antonia Maria Zogaeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club