Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

​Vale da Cerveja é opção para férias em Santa Catarina

Programações incluem visita à produção, degustações e até minicursos sobre a bebida. Receptivo funciona o ano todo. Imagem: Divulgação

Não faltam atrativos para visitar Santa Catarina em qualquer época do ano. No inverno, as baixas temperaturas e a possibilidade de encontrar neve em terras brasileiras motivam muitos turistas a passearem pelo estado. Outra região, no entanto, se especializou no receptivo com uma temática que atrai mais apaixonados a cada ano: a cerveja artesanal. Cervejarias, museus e até uma instituição de ensino voltada pela bebida estão disponíveis para uma experiência diferente. 

O Vale da Cerveja é uma região de cerca de 100 quilômetros de extensão, que vai desde Ibirama até Gaspar e reúne diferentes vivências com a bebida abertas à visitação.

Algumas opções são:

• Cervejarias: são mais de 10 opções ligadas à bebida que podem ser visitadas e a sugestão é que o turista conheça mais de uma. Além dos bares anexos às fábricas de boa parte delas, visitas mostram o processo de produção e oportunizam uma degustação guiada para que, mesmo os leigos, consigam identificar algumas características sensoriais das cervejas. 


• Escola Superior de Cerveja e Malte: primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à bebida, estrutura fica em Blumenau (SC), a Capital Brasileira da Cerveja, e oferece minicursos todos os dias às 10h30min. 

• Museu da Cerveja: criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores. 

• Cristalerias: o copo é uma parte fundamental da degustação cervejeira. E existem dezenas de cristalerias que produzem os itens de maneira artesanal que são abertas à visitação. Por lá, é possível não só visualizar, mas participar do processo. 

• Restaurantes: as cartas de cervejas de alguns restaurantes da região já priorizam as cervejas artesanais, muitas com sugestão de harmonização com o cardápio. A gastronomia local também usa muito a cerveja artesanal como ingrediente para molhos e preparos.

Todas as informações sobre o Vale da Cerveja, valores e dados sobre como montar o seu roteiro estão no site www.valedacerveja.com.

Sobre o Vale da Cerveja
Gerido pelo Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, o Vale da Cerveja é uma iniciativa de divulgação e profissionalização do receptivo de turistas para as visitações ligadas à bebida. A iniciativa é das cervejarias e entidades locais ligadas ao turismo e à cerveja e o projeto é mantido pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), CDL Blumenau e Sindilojas, Secretaria de Turismo e Prefeitura Municipal de Blumenau e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (SIHORBS).

Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club