Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

St. Feuillien Brune - Degustação nº 715


Desde 1873, a família Friart vem produzindo várias cervejas, dentre as quais: St-Feuillien, Grisette e Leon. Atualmente, a quarta geração da família Friart comanda a cervejaria.

Cervejaria: St. Feuillien
Origem: Bélgica
ABV(%): 8,5
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de cor castanho escuro, com tons avermelhados e corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e persistência, sem transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a biscoito, caramelo, toffe, chocolate e leve tostado. Presença de ésteres frutados remetendo a frutas secas, ameixa seca, frutas escuras, vinho do porto e uva passa. Com os 8,5 % ABV, a percepção do álcool fica evidente ao aproximar o copo do nariz, mas não atrapalha o conjunto. O sabor é  adocicado e acompanha o aroma. O amargor é baixo. 

O aftertaste é duradouro, prevalecendo a sensação de dulçor sobre o leve amargor. O corpo é médio, a textura aveludada e a carbonatação médio-baixa. Cerveja com drinkability baixo. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club