Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Qual petisco vai bem? Saiba o que comer na hora de beber uma cerveja

Assim como com os vinhos, determinadas comidas intensificam e destacam o sabor da cerveja. Veja o que comer quando for apreciar uma Lager, Witbier e Golden Ale.

Engana-se quem pensa que a harmonização entre bebida e comida só é aplicável aos vinhos. Saber o que comer na hora de beber ajuda a intensificar, também, o sabor do estilo de cerveja. Principalmente as de puro malte, como é o caso das cervejas artesanais. Thomé Calmon, um dos sócios da cervejaria artesanal pernambucana DeBron Bier, fala sobre os cinco tipos de cerveja: a Lager, Witbier, Golden Ale, IPA Weiss. “A Lager é uma cerveja de sabor mais suave e de baixo amargor, que agrada o paladar mais sensível. Já a Witbier tem um sabor ainda mais suave que o da Lager, por possuir cascas de laranja e sementes de coentro, sobressaindo o gosto frutado que dá muita refrescância”, diz. O sabor mais doce também é característica da cerveja Witbier, feita à base de trigo e que, muitas vezes, leva um toque de mel ou baunilha. “A Golden Ale é mais forte das três, tanto em termos de teor alcóolico quanto em amargor, pois possui um fermento especial em sua composição. De espuma densa e cremosa, ela possui coloração dourada e sabor intenso”, esclarece.

É preciso levar em conta o corte, a semelhança e o contraste dos sabores da comida e bebida. Vejas as sugestões para cada tipo de cerveja:

Lager

As cervejas de tipo Lager harmonizam muito bem com queijo fresco, frituras, peixes e frutos do mar e aves. No caso dos peixes e frutos do mar, é preferível o camarão, lula, mariscos e peixes brancos. Já no caso das aves, o mais indicado é o frango grelhado ou assado, mas com tempero suave. E os melhores queijos para esse tipo de cerveja são os macios, como brie.

Witbier

Por ter um sabor suave, alimentos com sabor forte podem sobressair o sabor da Witbier. Para harmonizar escolha frutos do mar como mexilhões que combinam perfeitamente, assim como sushi e peixes, a exemplo o linguado. Comidas leves como saladas e risotos também são ideais. Para uma tábua de frios, opte por queijos como brie, camembert, ricota e até o queijo de cabra.

Golden Ale

As cervejas Golden Ale ficam muito bem com queijos que possuem um sabor mais forte como Gruyère e Gouda. Para os frutos do mar, lagosta e camarão combinam muito bem, assim como sushis e sashimis. Todos os tipos de carne harmonizam bem inclusive os mais intensos como ovelha e cordeiro, principalmente quando bem apimentados.

IPA

Para a Pale Ale a sugestão são os queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, e os queijos duros, como cheddar e grana padano. Os sanduíches condimentados e picantes são os destaques de acompanhamento para esse tipo de bebida. Camarão, lula, mariscos e bacalhau são os ingredientes do mar que mais harmonizam. E, para quem gosta de doce, a pale ale combina com bolos de cenoura e laranja.

Weiss

Harmoniza com queijos embutidos e queijo de cabra, tábuas de frios e outras comidas de boteco. Para quem gosta de petiscar mais leve, cai bem com uma salada caprese, caesar salad, pratos leves da culinária japonesa como sahimi e sunomono. Também combina muito bem com comida mexicana, pela carbonatação e acidez, assim como é com massas recheadas, como o ravióli.

Fonte: 4Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club