Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Audiência pública discute liberação da cerveja nos estádios de Santa Catarina

Venda de cerveja é liberada em sete estados - Rogério Cassimiro/Folhapress/ND

O torcedor catarinense não pode beber em qualquer evento esportivo desde 2008. A história, no entanto, está prestes a mudar. O tema será discutido numa audiência pública no próximo dia 14, no plenário da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). Existe um projeto de lei tramitando na Casa que, a exemplo de outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco, libera a venda de cerveja nos estádios. A audiência, que foi proposta pelo deputado João Amim (PP), deve ter a presença dos dirigentes dos clubes e outras autoridades do esporte. 

Proposto por dois parlamentares, Manoel Mota (PMDB) e Rodrigo Minotto (PDT), o projeto de lei foi adaptado para um só e recebeu aprovação na primeira comissão – Constituição e Justiça. O próximo parecer será do colegiado de Segurança Pública, presidido pelo deputado Romildo Titon (PMDB). Desde novembro do ano passado em apreciação na Alesc, o projeto de lei estipula regras para a comercialização de bebidas alcoólicas nas praças esportivas de Santa Catarina. A venda de cerveja, por exemplo, seria liberada da abertura dos portões até o final do jogo. O consumo de qualquer outro tipo de bebida não é permitido. 

O deputado Manoel Mota lembrou da Lei Geral da Copa para defender a aprovação do projeto de lei em Santa Catarina. “Durante a Copa do Mundo todos consumiram cerveja nos estádios sem que houvesse confusão ou briga entre torcidas. Eu espero que possamos devolver o público às praças esportivas catarinenses, que trocou os estádios por bares onde é possível consumir cerveja e ver os jogos sem problema”, declarou o parlamentar. 

Enquete nas redes sociais 

A SCClubes (Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina) pediu aos participantes do Campeonato Catarinense de 2017 que perguntassem aos seus torcedores no Facebook se eles são a favor ou contra a venda de cerveja no estádio. Até o fechamento desta reportagem (22h), eram cerca de 4.600 votos, com 65% a favor e 35% contra. Segundo a assessoria de comunicação da entidade, a SCClubes levará a opinião dos torcedores como argumento de defesa na audiência pública. 

Os clubes da Capital são a favor da venda de cerveja. O Figueirense se manifestou por meio da sua assessoria de imprensa. “Segundo o coordenador de marketing do clube, Gustavo Spanholi, o clube apoia a venda de cerveja nos estádios e confia que o projeto será aprovado”. Para o diretor de marketing e negócios do Avaí, Thiago Pravatto, a proibição prejudica os clubes. “É comprovado que não causa violência no estádio. O torcedor bebe fora e entra 15 minutos antes do jogo começar. O clube perde muito com isso, em receita e público. Tendo segurança não vejo problema”, afirmou o dirigente ao Notícias do Dia.

Fonte: Notícias do Dia
http://ndonline.com.br/florianopolis/esportes/audiencia-publica-discute-liberacao-da-cerveja-nos-estadios-de-santa-catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club