Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

É Dunkel ou Schwarzbier? Qual a diferença?

Eisenbahn Dunkel

Há sempre uma grande confusão e dúvida para muita gente quando o assunto é estilo de cerveja. E alguns exemplares no universo cervejeiro contribuem para isto, especialmente quando se trata da questão: É Dunkel ou Schwarzbier? Hoje falarei sobre os dois estilos da escola alemã, que são parecidos em alguns aspectos, no entanto têm características bem distintas que servem para por um ponto final na discussão.

Peguei como exemplo a cerveja Eisenbahn Dunkel, pois é um exemplo clássico. Embora no rótulo conste Dunkel, a cerveja é uma Schwarzbier, isso mesmo! Antes que condenem a cervejaria, já adianto que a mesma optou por assim definir seu rótulo, uma vez que segundo a mesma, na época do lançamento o mercado de cervejas artesanais era novo e incipiente, e eles entenderam que o consumidor estranharia um rótulo como a palavra Schwarzbier. Mas há outros exemplos no mercado, como a Cidade Imperial Dunkel.

Vamos então as diferenças:

Munich Dunkel/Müunchner Dunkel

Primeiramente é preciso informar que Dunkel significa escuro. Ela tem uma coloração que vai do marrom claro ao escuro e seus aromas e sabores são maltados e se sobressaem ao amargor do lúpulo. Assim, deve ter uma sabor equilibrado, com corpo de leve a moderado. No aroma são aceitáveis notas que remetam a chocolate, caramelo e/ou toffe, nozes, malte tostado (nunca torrado), casca de pão e biscoito. 

O aroma de lúpulo deve ser baixo e notas frutadas não devem fazer parte do perfil da cerveja. O sabor acompanha o aroma. Geralmente são límpidas e com boa formação de espuma de cor bege a castanho claro. A carbonatação é média. O retrogosto geralmente é maltado, embora seja aceitável que o amargor do lúpulo fique evidente. Embora originado em Munique, o estilo tornou-se popular em toda a Baviera (especialmente Francônia). As versões da Francônia são geralmente mais escuras e amargas. 

Desta forma, a Dunkel não é tão intensa no dulçor como uma bock (e por isso tem melhor drinkability), não apresenta o torrado e o amargor do lúpulo de uma Schwarzbier. 


Schwarzbier/German Schwarzbier

Já a palavra Scharzbier significa cerveja preta. Sua coloração vai do marrom escuro ao negro e apresenta aroma e sabor de malte torrado, sem ser tão intenso e amargo. 

No aroma, baixo a moderado aroma de malte, com baixo dulçor, e são aceitáveis notas que remetam a chocolate amargo, caramelo, café, malte tostado e torrado (nunca queimado). O aroma de lúpulo deve ser baixo e notas frutadas não devem fazer parte do perfil da cerveja. O sabor segue o aroma, com o amargor da tosta se sobressaindo. 

Apresentam boa formação de espuma de cor bege a castanho claro. A carbonatação é média. O retrogosto geralmente é tostado, acompanhado do amargor do lúpulo e podendo apresentar ou não um dulçor residual. O seu corpo é médio-baixo e a cerveja apresenta alto drinkability. Uma especialidade regional da Thuríngia, Saxônia e Francônia, na Alemanha, que serviu de inspiração para as cervejas negras elaboradas no Japão.

Sendo assim, em comparação com uma Munich Dunkel é geralmente mais escura, mais seca e leve, com notas tostadas para balancear o dulçor do malte.

Pronto! Agora você já sabe a diferença entre os dois estilos e o que vão colocar no seu copo. Até a próxima!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club