Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cervejas artesanais aliam sabor e refrescância para amenizar o calorão

Opções leves mostram que nem só de amargor vivem os rótulos especiais


Cerveja especial não é sinônimo de cerveja pesada

Por Flavio Pereira

As cervejas especiais já têm espaço garantido nos bares da região e seu paladar apurado vêm recebendo adeptos fieis que descobrem o prazer de beber com mais qualidade. Entretanto, a chegada do verão traz a dúvida: será que essas cervejas também podem ser refrescantes para aplacar o calorão?

Para a alegria geral da nação, a resposta é sim. Não só de cervejas carregadas no amargor do lúpulo é que vivem essas bebidas artesanais. Há entre as opções uma série de exemplos leves e saborosos que podem ser servidas em temperaturas mais baixas.

Chefe de bar do Guten Bier, em São José dos Campos, o boa praça João Paulo Batista -- ou o João do Bar, como gosta de ser chamado -- explica que esta é uma questão recorrente no estabelecimento, já que os clientes costumam vincular as cervejas especiais ao sabor mais amargo e encorpado.

"Tudo depende da concentração de ingredientes. As cervejas do tipo trigo, pilsen ou witibier, por exemplo, são ótimas opções para os dias de calor. Elas mantém um sabor muito mais presente do que aquelas que estamos acostumados a beber no dia a dia. Principalmente as wits, que normalmente contém especiarias cítricas que lhe conferem refrescância e um aroma diferenciado", diz.

Nesse contexto, a figura do garçom é ainda mais importante para a mostrar aos clientes o quão saboroso pode ser matar aquela sede com uma cerveja artesanal em dias de calor. De acordo com João, a primeira tarefa é identificar qual rótulo combina melhor com o gosto de cada um.

"A pessoa não sabe qual o tipo de cerveja vai querer. Cabe ao garçom identificar qual o tipo de gosto do cliente para encontrar o rótulo mais adequado. Você não pode oferecer uma IPA, por exemplo, para uma pessoa que ainda não tomou cervejas artesanais. O baque vai ser muito grande. O ideal é começar com as mais leves", afirma.

Harmonizações
As cervejas ideais para o calor caem muito bem com pratos mais leves. A analogia é simples: já que são bebidas de sabor menos acentuado, uma carne pesada acabaria anulando todo o paladar daquela cerveja.

"Portanto, aconselho um tira-gosto mais leve para acompanhar. Uma tábua de frios, por exemplo, cai muito bem. Outras dicas são as carnes brancas ou saladas, que ajudam a compor o paladar das cervejas", explica.

Dicas
A pedido do Meon, o especialista listou seu top 5 de melhores rótulos para tomar nos dias de calor. Confira a lista abaixo:

Baltika (Rússia)
Pilsen levíssima, perfeita para o paladar de quem gosta de chope ou cervejas leves. Refrescante e levemente amarga, com final muito suave de malte.

Vedett (Bélgica)
Cerveja estilo Witibier, tem gosto refrescante e com toques de laranja e de limão. Receita leva coentro e casca de laranja.

1795 (República Checa)
Premium larger dourada, com amargor balanceado e aroma fresco e floral.

HB (Alemanha)
Cerveja Lager, dourada, refrescante, levemente amarga e picante. 

Konig Ludwig (Alemanha)
Cerveja de trigo, naturalmente turva, saborosa e condimentada. Traz sabores de cravo, banana, fermento e um toque de maçã. É encorpada e refrescante.

Fonte: Meon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club