Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

De queijo a cervejas, Papa Francisco vira garoto-propaganda de produtos nos EUA


FILADÉLFIA - A visita do Papa Francisco aos Estados Unidos terá seu enceramento neste final de semana na Filadélfia. E os comerciantes locais estão aproveitando a despedida para lucrar com produtos que levam a assinatura do pontífice, de rosários e cartões de oração a bonecos de pelúcia e copos de shot, com ou sem a benção papal.

A visita do papa terá as despesas bancadas pela organização Encontro Mundial das Famílias, que se associou à empresa Aramark para produzir souvenires oficiais. Parte dos lucros com as vendas vai ajudar a pagar a conta da estadia do pontífice.
ADVERTISEMENTSegundo o presidente da Aramark, Carl Mittleman, o item mais vendido até o momento é o boneco de pelúcia do papa, a US$ 20. A companhia responsável pela confecção, a Bleacher Creatures, afirma ter vendido mais de 50 mil unidades — é o best-seller, à frente de bonecos de estrelas do esporte e de super heróis da Marvel e da DC Comics.

— Este é o item mais solicitado e já recebi encomendas de amigos e familiares de fora da Filadélfia — disse Mittleman à CNN Money, acrescentando que os produtos foram projetados para serem “respeitosos” embora haja itens não religiosos, como cachecóis e canecas. — Não vamos vender camisetas com o Papa segurando um cheese steak (sanduíche que é patrimônio cultural da cidade). Estamos comprometidos com o espírito deste grande evento.

Mas pelas ruas a história é bem diferente. As lojas estão vendendo copos de shot com o rosto do papa e camisetas com dizeres um tanto quanto pagãos. “Best. Pope. Ever” (o melhor papa da história, em tradução livre), “Yo Pontif!” (Ei, pontífice) e “Pope Phrancis” (um trocadillho com as palavras Francis, Francisco, e Phili, Filadélfia) são alguns deles. Há outras que transformaram o chefe da Igreja Católica em um jogador de beisebol do time Philadelphia Phillies ou mesmo no personagem Rocky Balboa, cujo filme homônimo teve trechos filmados na cidade.

Nas cervejarias locais, é possível até mesmo experimentar um chope da torneira Papa Francisco na Philadelphia Brewing Company. Ou a “papal” ale You Only Pope Once — uma cerveja envelhecida em barris de vinho Malbec, com um toque de açúcar argentino e que, diz-se, teria recebido a benção de um padre — na Manayunk Brewery.

Para acompanhar, é possível comprar um queijo mozarela no formato do papa na loja de massas Pastificio.

Sacrilégio ou não, o papa estará a postos na missa de domingo para receber confissões dos comerciantes locais.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club