Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 12 de setembro de 2015

Cervejaria Nacional lança 2ª edição da Pingado IPA

Cerveja Pingado IPA
India Pale Ale com adição de duas variedades de café é resultado da parceria entre a Nacional, Doug Odell, Tarantino Brewers e Coffe Lab (Foto: Mariana Buck/Divulgação)

Colaborativa chega às torneiras da fábrica-bar da capital paulista no dia 14 de setembro

Da parceria entre Cervejaria Nacional, Doug Odell (da Odell Brewing Co), Tarantino Brewery e Isabela Raposeiras, que comanda o Coffee Lab, retorna a Pingado IPA. Inspirada na sua primeira edição, a cerveja será oferecida no brewpub da capital paulista a partir de 14 de setembro, até serem consumidos os 450 litros produzidos.

A Pingado é uma India Pale Ale com lúpulos americanos cítricos Crystal e Amarillo, além do alemão Mandarina Bavaria. A receita recebe adição nobre de café selecionado e produzido por Isabela Raposeiras, no Coffee Lab. Duas variedades de grãos foram utilizadas.

A primeira foi o Cataí 81, adicionado durante a brassagem - produzido por José Leandro Romão, no Sítio Bela Vista em Castelo, Espírito Santo. Tem notas de frutas e textura láctea. Já o 2SL aparece na etapa fria do processo, com os lúpulos no dry hop/dry coffee – oriundo do Sítio Rancho Dantas, de Brejetuba, também no Espírito Santo. Apresenta aromas e sabores raros que remetem aos cafés africanos. A colaborativa apresenta uma coloração alaranjada intensa, teor alcoólico de 7,5% e amargor de 50 IBU.

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club