Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Lei da Pureza da Cerveja: Dortmund Bier comemora 500 anos da regulamentação


Esse ano a cervejaria artesanal Dortmund Bier comemora um dos marcos mais importantes da história da cerveja, os 500 anos da chamada “Lei da Pureza da Cerveja”. Promulgada em 1516 na Baviera, a Reinhaitsgebot (nome em alemão) é considerada a regulamentação mais antiga do setor alimentício e definiu a água, o malte de cevada e o lúpulo (a levedura só foi incluída mais tarde, no século XIX) como os únicos ingredientes permitidos na produção de cerveja.

“Uma das características da Dortmund Bier é primar pela tradição e ressaltar as suas qualidades, a Ceské Pivo é um grande exemplo desse trabalho. Uma Bohemian Pilsen que segue a receita original de 1842 e ainda assim traz um equilíbrio perfeito entre o sabor acentuado do malte e o amargor do lúpulo”, afirma o proprietário da Dortmund, Marcel Longo.

Com todos os rótulos seguindo os princípios da Lei (a única exceção é a Schloss que por ser de origem belga utiliza especiarias como ingrediente adicional), Longo explica que nenhuma das receitas utiliza cereais não maltados, corantes, estabilizantes, conservantes ou antioxidantes e que apesar das críticas em relação a restrição da criatividade e da simplicidade das receitas, a Reinhaitsgebot ressalta a capacidade técnica, já que é necessário grande conhecimento para produzir rótulos distintos a partir dos mesmos ingredientes.

Conheça outros rótulos da Dortmund Bier que seguem a Lei da Pureza da Cerveja:

Hopfen – autêntica Imperial German IPA preparada 100% com insumos alemães e uma mistura inusitada de lúpulos Hallertau Magnun e Mittelfrüh. Graduação alcoólica de 8,5% e 80 IBUs.

Linderhof – cerveja de trigo clara, de alta fermentação do estilo German Weizenbier. Graduação alcoólica de 5% e baixo amargor.

Nostradamus – Stout profundamente escura, com notas de café, toffee e chocolate. Graduação alcoólica de 4,8% e amargor pronunciado.

Old Ship – American Pale Ale de cor âmbar, produzida com um único lúpulo americano. Graduação alcoólica de 4,9% e alto amargor.

Pils – um dos estilos mais populares do mundo, essa Classic American Pilsner tem coloração amarelo-ouro, uma espuma cremosa e um paladar equilibrado. Graduação alcoólica de 5% e alto amargor.

Red Rose – American Amber Ale possui aroma toffee e caramelo e notas florais. Graduação alcoólica de 6% e baixo amargor.

Sobre a cervejaria artesanal Dortmund Bier

Fundada em 2011 no circuito das Águas Paulistas, em Serra Negra, a cervejaria Dortmund Bier surgiu para satisfazer até os mais exigentes apreciadores de cervejas artesanais. Com equipamentos de última geração, utilizando as mais tradicionais técnicas cervejeiras e uma seleção rigorosa dos ingredientes possui nove rótulos fixos em seu portfólio. Além das cervejas em parceria com as bandas Matanza e Ratos de Porão, com o chef Henrique Fogaça e com músico e apresentador João Gordo.

Fonte: RS Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club