Movimento nacional lançado pelo Sebrae incentiva o consumo e a produção local.
Cinco de outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa — e foi essa a data escolhida pelo Sebrae para marcar o movimento que estimula a valorização do pequeno negócio local. Intitulada Compre do Pequeno, a ação convida consumidores e donos de micro e pequenas empresas a mobilizarem-se em prol do setor. O site, desenvolvido para divulgar a iniciativa, já conta com mais de 159 mil negócios cadastrados.
“A essência deste trabalho é gerar maior confiança nas comunidades e manter os recursos circulando dentro do universo da pequena empresa”, explica o gerente da regional metropolitana do Rio Grande do Sul, Paulo César Bruscato. Segundo ele, ainda, o movimento contribui para o estreitamento da relação entre o cliente e o proprietário do pequeno negócio. “Quando você compra no bairro, você sabe de quem está comprando, você vê o rosto de quem você compra”, diz.
De acordo com o coordenador de Projetos de Alimentos e Bebidas do Sebrae Nacional, Leonardo Mattar, os pequenos negócios respondem por cerca de 99% dos negócios no Brasil e 52% dos empregos gerados ou que existem no país são em pequenos negócios, sendo que 40% da massa salarial é movimentada por eles. “De cada R$10, R$4 são pagos por pequenos negócios aos seus empregados”, registra Mattar.
Representantes de microcervejarias gaúchas divulgando o movimento na feira Expoagas
O coordenador ainda destaca o envolvimento do Sebrae com as microcervejarias, que participam ativamente do movimento: ”Recentemente, apoiamos no processo de inserção da categoria no Simples Nacional”, diz. A entidade também realiza ações de capacitação e empreendedorismo junto aos empresários, como o Projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do RS, que tem por objetivo estimular a profissionalização do setor e o associativismo entre as micros.
Ao se cadastrar no site do Compre do Pequeno, o dono do estabelecimento tem acesso a materiais personalizáveis (como este da foto abaixo!), que podem ser impressos ou utilizados nas redes sociais para divulgar que o empreendimento é um pequeno negócio. O portal também traz todas as informações sobre o movimento, agenda de ações e, através de geolocalizador, é possível encontrar as empresas que fazem parte da iniciativa — donos de pequenos negócios ou apoiadores. Vale lembrar que este é um projeto perene e que, portanto, deve continuar nos próximos anos — e não apenas no dia 5 de outubro. Apóie esta causa e… beba local!
Fonte: Revista da Cerveja
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club