Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hertog Jan Dubbel - Degustação nº 315


Tradicional cerveja de alta fermentação, a Hertog Jan Dubbel deve ser apreciada usando todos os sentidos. É feita com malte torrado escuro, malte de trigo, açúcar de cerveja e corante caramelo.

Cervejaria: Arcense Bierbrouwerij
Origem: Holanda
ABV(%): 7,3
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração castanho avermelhado, com corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação e longa duração, com uma boa transição de renda no copo.

No nariz aroma intenso, malte remetendo a caramelo e leve tostado. Aroma frutado, sendo percebida a presença frutas secas, uva passa e ameixa seca e madeira. O lúpulo é imperceptível. Mesmo com os 7,3 % ABV, a percepção do álcool não fica evidente ao aproximar o copo do nariz e sim equilibrada. O sabor acompanha o aroma. 

O aftertaste é longo e adocicado. O corpo é médio, a carbonatação baixa e a textura é oleosa. Cerveja com baixo drinkability. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Cerveja saborosa e bem equilibrada!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club