Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lançamento da Wäls Unique tem pinturas inspiradas nos ingredientes da cerveja


O artista plástico Enio Longo produziu 21 telas de nanoarte, que traz imagens microscópicas de ingredientes como o lúpulo e cevada, para o lançamento da cerveja Wäls Unique, uma White Barley Wine maturada em dorna de cerejeira

Como você imagina uma cerveja vista em um microscópio? Para descobrir basta ver a série de 21 telas de nanoarte produzidas pelo artista plástico Enio Longo para a campanha de lançamento da nova bebida da cervejaria Wäls, a Unique, uma White Barley Wine maturada em dorna de cerejeira por meses. 

A Unique é uma White Barley Wine maturada em dorna de cerejeira por meses

A nanoarte é uma mistura de arte, tecnologia e ciência que utiliza imagens microscópicas de materiais como a prata e o ouro como inspiração. Porém, para a campanha, estes materiais foram substituídos pela cerveja e suas matérias-primas, como o malte, a cevada e o lúpulo. O artista plástico contou com a ajuda de seu irmão, o professor-doutor Elson Longo.

Normalmente o processo utiliza um microscópio eletrônico de varredura que, posteriormente, joga as imagens para o programa Photoshop. Neste caso, Enio Longo fez um trabalho minucioso de pintura a mãos, chegando a levar 16 horas consecutivas na produção de um único quadro.

“Degustar a cerveja me ajudou muito na hora desenvolver as telas. Cada característica e a complexidade do sabor foram inspiração. Provei o líquido em várias etapas e fui anotando tudo o que parecia relevante e que pudesse contribuir para o resultado final”, conta o artista.

José Felipe Carneiro, mestre-cervejeiro responsável pela criação dos rótulos, substituiu os grãos tostados comuns no estilo English Barley Wine por maltes claros e malte de trigo o que conferiu um toque intenso e robusto. Com textura aveludada, a cerveja traz o equilíbrio entre o álcool e 100 IBU de amargor que combinado com o aroma particular da madeira a torna uma bebida completamente distinta e surpreendente.

Fonte: O Tempo

2 comentários:

  1. Qual o local da exposição das pinturas do artista plástico Enio Longo que produziu as 21 telas de nanoarte, para o lançamento da cerveja Wäls Unique?

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara, tudo bem? Obrigado por ler nosso Blog. Realmente cometi uma falha ao não citar na matéria o local da exposição. Bem, as 21 telas estiveram expostas na Pinacoteca de São Paulo, durante o coquetel de lançamento da cerveja. A ideia da cervejaria é promover exposições itinerantes, roteiro que ainda está sendo traçado.
    Obrigado pela contribuição.
    Cheers!
    Luiz Araújo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club