Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 11 de outubro de 2015

Schneider Weisse TAP 1 - Degustação nº 313


A história da cerveja de trigo também é a história da cervejaria da família Schneider e sua famosa Schneider Weisse. Georg I Schneider, pioneiro da wheat beer e criador da receita original da Schneider Weisse (ainda usada atualmente), é reverenciado por todos os connoisseurs. Há duzentos anos, cervejas de trigo só podiam ser fabricadas pela família real da Bavária. Em 1872, o rei Ludwig II descontinuou a produção porque as vendas caíram. No mesmo ano, ele vendeu a Georg I Schneider os direitos exclusivos de fabricar wheat beer, o que salvou o estilo da extinção.

Cervejaria: Weissbierbrauerei G. Schneider&Sohn
Origem: Alemanha
ABV(%): 5,2
Estilo: German Weizen
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Trata-se de uma cerveja de coloração alaranjada e turva. Apresentou uma espuma de cor branca, cremosa, grande e de média persistência, com uma boa transição de renda no copo e presença partículas em suspensão e no fundo. 

No aroma médio e frutado percebe-se a presença de cravo, banana e chiclete de tutti-fruti. A presença do lúpulo é quase imperceptível. Álcool fraco ao aproximar o copo do nariz. Sabor frutado, acompanhando o aroma, com dulçor e acidez moderados e leve amargor.

O retrogosto é persistente e doce, com leve acidez. Corpo médio-baixo e rescência média. A cerveja tem alto drinkability. A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja refrescante e fácil de beber.

Ein prosit!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club