Depois de viver diferentes identidades, passado por cidade dos Festivais, do Futebol Pentacampeão do Mundo, Capital Nacional do Montanhismo, entre outros, Teresópolis começa a se destacar também dentro da área da produção de cerveja artesanal. Prova disso foi a premiação recebida pelos irmãos Robson e Fábio Ribeiro, criadores da cerveja Genebier, que acaba de ganhar um prêmio concedido pela ‘Acerva Carioca’, associação que acompanha e apoia os cervejeiros artesanais fluminenses. Para falar sobre o prêmio, os irmãos Robson e Fábio receberam o DIÁRIO na cervejaria artesanal onde fazem a sua produção.
De inicio um pouco de história. Eles contaram que a vontade de fabricar o produto vem do ano em que a cidade foi marcada pela tragédia. Em 2011, Robson fazia curso de pós-graduação e teve contato, através de um amigo, com rótulos de cervejas artesanais. “Aquela foi a primeira experiência que a gente teve com a cerveja especial. Quando ele me falou que seria possível fabricar aquilo em casa, fiquei interessado. Fiz então o curso do João Veiga, mestre e fundador da Acerva Carioca e daí buscamos ensinamentos e aperfeiçoamentos para produzir a nossa cerveja”, detalha.
Homenagem ao pai a escolha do nome “Genebeer” veio de uma conversa em família. Entre sugestões, surgiu a possibilidade de homenagear o pai, Geneci. Veio então a composição “Gene” do pai, com “beer”, cerveja em inglês. “Inicialmente o foco era tentar entrar no ramo e trazer turismo, fomentar atividades comerciais e industriais para o município de Teresópolis naquele momento que era crucial, após uma catástrofe que todos nós presenciamos. Essa vocação turística estava abalada e segue assim até hoje.
A outrora ‘Cidade dos Festivais’ está precisando retomar esse caminho e esse ramo de cerveja artesanal é algo que está em moda, não algo passageiro, mas permanente e que acaba ficando sedimentado dentro das famílias, cuja tendência é de que siga pelas gerações futuras”, avalia Robson. Segundo o cervejeiro artesanal, que atua na profissão de engenheiro, até as pessoas que não gostam de beber cerveja mudam de opinião quando degustam o produto artesanal. “Tenho amigos que são bebedores de vinho e que quando começaram a tomar cervejas artesanais, com paladares, sabores e aromas bem específicos e diferentes daquilo que estão habituados, passaram a ser degustadores de cerveja”, garante.
Advogado por profissão e cervejeiro por paixão, Fábio Ribeiro conta que a possibilidade de participar de um concurso veio depois que a cerveja premiada foi criada. “Dentro da linha de fabricação a gente sempre busca uma receita diferenciada. O cervejeiro caseiro artesanal sempre busca um produto com um tom especial, e nós decidimos ter uma fabricação, uma brassagem diferente. Partimos então para uma doppelbock, uma cerveja mais forte do que a bock. Fizemos e ela ficou muito boa. Fomos experimentando, mostrando para os amigos. Depois dessa criação veio o concurso estadual e, como nós tínhamos essa receita, resolvemos mandar. Tivemos então a sorte de sermos premiados em primeiro lugar nesse estilo”, detalha o criador.
Setor em ascenção Segundo os irmãos, Teresópolis tem se destacado cada dia mais nesse setor. Além deles, outros cervejeiros artesanais da cidade também tiveram seus trabalhos reconhecidos regional e nacionalmente. “A cerveja artesanal vem para desmistificar e quebrar aquele rótulo de que o cervejeiro é um beberrão. Na verdade, o cervejeiro artesanal é um degusta dor. A gente sempre buscar o melhor, aperfeiçoando nossas técnicas.
Tem muita gente boa aqui, como o Gabriel de Martino, eleito o maior do Brasil por uma revista especializada. É um celeiro de vocações e talentos. Estamos nesse meio para levar isso a frente, para transmitir nosso conhecimento”, afirma Robson. Os irmãos ministram cursos para futuros apreciadores da arte da cervejaria artesanal. Interessados em degustar seus produtos e participar dos cursos podem entrar em contato com os telefones (21) 96443-8102 ou 99643-0775.
Fonte: Net Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club