Por Gisele Russano
Se você ama cerveja e está planejando visitar a Bavária, aconselho reservar alguns dias para conhecer as cidades menores ao redor de Munique. As possibilidades de tours em cervejarias são infinitas, e você ainda aproveita boa comida e a simpatia dos locais. Mas se além de um tour cervejeiro você quiser ter uma experiência turística incrível, inclua no seu roteiro uma visita à Weltenburger Kloster – a mais antiga cervejaria de abadia do mundo.
Pra quem está se questionando se este título não pertence à famosa Weihenstephaner, a resposta é não. A Weiheinstephaner merece todo o crédito por ser a cervejaria mais antiga do mundo ainda em operação, desde 1040. E com certeza merece também a visita! Mas a Weltenburger Kloster é a mais antiga cervejaria-monastério do mundo, fundada em 1050.
O monastério fica localizado no município de Kelheim, às margens do Rio Danubio. E este é um dos principais motivos de ser um passeio único: para chegar lá, você precisa pegar um barco! A passagem ida e volta custa 9 euros e pode ser comprada na hora, e a viagem dura 40 minutos. Você
já pode ir tomando uma cerveja durante a viagem enquanto aproveita a vista maravilhosa no caminho.
O tour pela cervejaria precisa ser reservado com antecedência (http://www.weltenburger.de/en/lets-go-to-weltenburg/brewery-tour/). Tente agendar uma visita guiada em inglês (a maioria das vezes é só em alemão). Os guias explicarão a história da cervejaria, que é bem interessante. O monastério foi fundado no ano de 617, e hoje hospeda 14 monges. Os monges não produzem a cerveja, mas a consomem!
Além do tour na cervejaria, você ainda pode ir no Visitor Centre que tem uma exposição que conta toda a história de mais de 1000 anos do monastério, e ainda sobre a vida dos monges no local. Reserve um tempo apenas para relaxar às margens do rio, aproveitando a paisagem e o silêncio impressionante do local, e para provar os queijos também produzidos pelo monastério.
A cervejaria hoje tem 12 rótulos: Boarock Dunkel, Asam Bock, Anno, 1050, Dunkles Radler, Unfiltered Beer, Barock Hell, Urtyp Hell, Hefe-Weißbier Hell, Hefe-Weißbier Dunkel, Weißbier Alkoholfrei, Pils e Winter-Traum. O destaque é para a Weltenburger Kloster Barock Dunkel, considerada a melhor Dunkel do mundo no World Beer Cup de 2004, 2008 e 2012.
Minha dica para quem fizer esta visita é se hospedar em Regensburg, que é uma cidade maior, com várias atrações turísticas e mais cervejarias para visitar! Destaque para a Spitalbrauerei, também uma das cervejarias mais antigas do mundo, com mais de 150 anos. Além das excelentes cervejas, eles tem um Biergarten com uma vista maravilhosa do centro velho da cidade, e a dica é ver o por do sol de lá!
Fonte: Clubber
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club