Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Leffe Rituel 9º - Degustação nº 758


A produção de cervejas pela Abadia foi desativada logo após a revolução francesa, em 1794, sendo iniciada novamente somente em 1952, quando o Abade Nys encontrou Albert Lootvoet, um cervejeiro de Overijse, e contou a ele as dificuldades financeiras da Abadia. Juntamente com o Abade, Albert Lootvoet decidiu reviver a tradição cervejeira da Abadia, fabricando cervejas seguindo metodologias e receitas tradicionais. Neste mesmo ano, foi fabricada e comercializada a primeira cerveja, a Leffe Dark, a qual rapidamente obteve sucesso.

Cervejaria: Leffe
Origem: Bélgica
ABV(%): 9
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 250 ml

É uma cerveja de coloração âmbar médio, com corpo claro. Sua espuma de cor de marfim, cremosa e densa apresentou boa formação e persistência, com excelente transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a cereal, biscoito e caramelo. Presença de ésteres frutados, frutas cristalizadas, pêssego e abacaxi em caldas e especiarias. Com os 9 % ABV, o álcool é bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado.

O aftertaste é duradouro e adocicado. O corpo médio-baixo e carbonatação baixa. Médio a baixo drinkability. Boa cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club