Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

DeBron Bier expande e chega a Paraíba

Uma das grandes responsáveis por propagar a cultura cervejeira em Pernambuco, a DeBron Bier, chega ao estado da Paraíba neste mês de novembro

Referência em cerveja artesanal no Nordeste. A DeBron Bier, projeto dos sócios Eduardo Farias, Raimundo Dantas e Thomé Calmon, chega ao estado da Paraíba neste mês de novembro e promete não decepcionar os adoradores da bebida. A marca é uma das grandes responsáveis por disseminar a cultura cervejeira em Pernambuco e apresenta alta capacidade de produção, podendo chegar a 40 mil litros por mês, considerada a maior da região. Na Paraíba, o público poderá encontrar as garrafas nos bares e casas especializadas da cidade de João Pessoa. 

Com ingredientes ousados, e variadas combinações de lúpulo, malte, água e leveduras, a cerveja é única em sua composição. Na produção, o trabalho do conceituado mestre cervejeiro, o paraibano Luciano Fialho, é destaque. Fialho já atuou na Ambev de sete estados, entre os quais São Paulo e Minas, além de ter experiência na Bélgica. Outra figura de peso é o renomado mestre cervejeiro Ilceu Dimer um dos raros especialistas brasileiros em todas as fases dos processos de produção da bebida. Atuando há 38 anos no mercado, Dimer é formado pela escola Belga, passou pela Bierland, Damabier, Bodebrown, entre outros da indústria nacional. Ambos assinam as fórmulas dos tipos de cerveja, selecionando a matéria prima e acompanhando o passo a passo no processo de fabricação, garantindo a qualidade, singularidade e incrível experiência gastronômica.

Com seis tipos no mercado: Pilsen, Weiss, IPA, Golden Ale, Witbier e Imperial Stout , as cervejas se diferenciam em sua composição e sabor. Elas chegam com toques cítricos ou frutado que lembram banana, cravo, noz, laranja e cacau e até mesmo notas condimentadas e rapadura, fazendo com que cada garrafa se torne uma experiência única. Na Paraíba a bebida está sendo distribuída exclusivamente pela Open Distribuidora, dos sócios Eduardo Angelim, Vitor Assis e Hugo Felix, e pode ser encontrada em supermercados, bares, restaurantes, postos de gasolina e casas especializadas do segmento na cidade.

Essa expansão trata-se de mais uma etapa na consolidação do Nordeste no mapa cervejeiro do Brasil, resgatando e aproveitando seu potencial histórico. Isso porque a primeira cerveja, não somente brasileira, mas das Américas, foi produzida no Nordeste. Em 1640, Maurício de Nassau trouxe o mestre-cervejeiro Dirck Dicx, que tinha a função de instalar uma cervejaria na casa de Maurício de Nassau, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Três anos depois, quando as obras foram concluídas, a bebida, que antes era restrita à corte, pôde enfim se popularizar no país.

Foi a partir desse fato importante que Thomé, Eduardo e Raimundo se lançaram no empreendimento, a começar pelo nome: DeBron Bier. A expressão, de origem holandesa, é inspirada em “La Fontaine”, nome da casa de Maurício de Nassau e que significa “A Fonte”, em francês. Depois de dois anos de pesquisas e várias visitas a cervejarias do Sul, Sudeste, América do Sul e Europa, os sócios montaram um plano de negócios e criaram a marca, com a preocupação de fabricar um produto de qualidade, seguindo a lei da pureza alemã e oferecendo serviços e produtos de ponta.

Fonte: 4Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club