Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O que acontece quando 3 amigos resolvem criar sua própria cerveja, sem saber como?


Dois publicitários e um engenheiro, algumas coisas em comum e uma paixão enorme, a cerveja. Uma amizade de quase 8 anos e juntos, aos poucos, entendendo sobre o mundo cervejeiro. Assim começa a trajetória de ZeH Gussem, Miguel Braga e Igor Sá.

Os três começaram a experimentar cervejas diferentes, numa loja de um pequeno shopping carioca e a cerveja que ficou na lembrança foi a Spitfire Kentish Ale, que na época chamou a atenção por ter o nome igual ao de uma marca de rodinhas de skate. O sabor surpreendeu e para quem estava acostumado a beber só “pilsens" nacionais, tiveram uma evolução instantânea de sabor. Desse dia em diante ter cervejas e marcas diferentes nos encontros passou a ser algo constante, onde cada um levava uma diferente. Dessa forma que todos foram se inteirando sobre o mundo cervejeiro.

"Um dia descobrimos que pessoas, como nós, estavam se juntando para fazer cerveja. Nossos olhos brilharam e começamos a procurar mais informações sobre essa nova onda. Nossas conversas começavam sobre as cervejas que iríamos experimentar no dia e terminavam com qual seria o nome da nossa cervejaria imaginária".

Em 2015 o sonho enfim se transformou num projeto. Nasceu a ideia do MaBier Project depois de alguns anos tentando responder a pergunta: - "Como vamos conseguir criar uma cervejaria"? A resposta foi: - "Vamos mostrar os passos para responder essa pergunta".

Assim, o MaBier Project é um incentivo tanto para os três idealizadores quanto para quem quer fazer sua própria cerveja e não sabe por onde começar. Os rapazes acreditam que o mundo cervejeiro acolhe a todos e isso foi vivenciado a cada episódio novo. 

"Aliás, a cada episódio descobrimos que para fazer a sua própria cerveja você só precisa de vontade, a experiência vem com o tempo."


Conheça o projeto:

O que acontece quando 3 amigos resolvem criar sua própria cerveja?! Essa é a ideia do MaBier Project um “reality show” sobre o processo completo de criação da MaBier Brewery.

Leia o depoimento dos idealizadores!

"Não temos logo, não temos conhecimento mas temos muitas ideias e vontade de criar a nossa cerveja. Conversamos com cervejeiros, fizemos cursos, experimentamos cervejas novas e clássicas e frequentamos grandes e pequenos eventos, tudo isso com o objetivo de criar a nossa própria cervejaria".

"Quando gravamos o MaBier Project não temos roteiro, falamos da evolução da nossa cerveja, tiramos dúvidas e aprendemos junto com os inscritos no nosso canal sobre como a cerveja chega pronta até a gente. As informações que passamos são baseadas unicamente no que aprendemos e observamos durante as gravações".

"O objetivo do nosso projeto é ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre as cervejas e mostrar pelo que uma marca passa, o que aprende e porque produz sua cerveja daquela forma específica.
Estamos acostumados a ver cervejas nas prateleiras e somos atraídos apenas pelo design do rótulo ou pela indicação de algum “conhecedor”, nos esquecemos da história dela, o objetivo do sabor que foi alcançado e cada detalhe que transforma aquela junção de água, malte e lúpulo na sua cerveja favorita".


Como fazemos isso?

MaBier Project: gravamos e editamos videos mostrando tudo que estamos fazendo para entender melhor o mundo cervejeiro e para criar a nossa marca de cerveja. Estamos atualmente na segunda temporada do projeto e colocamos videos novos a cada 2 semanas.

Beer Trips: um dos integrantes da MaBier mora atualmente na Alemanha local de cervejas clássicas e uma das nossas maiores referências. Além disso em seus momentos vagos ele ainda roda pela Europa bebendo e conhecendo estilos de cervejas de outros países Europeus, tudo sendo registrado com seu iPhone e postado no nosso canal do Youtube.

Beer Facts: na nossa página do Facebook colocamos curiosidades e histórias, para explicar termos, comemorações, brincadeiras e jogos do mundo da cerveja.

Beer News: também no Face atualizamos nossos inscritos com notícias do mundo cervejeiro alem de avisarmos sobre promoções, eventos e datas importantes.

Beer Tastings: no nosso Instagram colocamos fotos das cervejas que estamos bebendo para nossos seguidores usarem como referência na hora de comprar cervejas diferentes.

Assista no Youtube!

A primeira temporada completa já está no no canal do Youtube e nela os rapazes aprenderam sobre os equipamentos necessários, os cuidados com a produção e os não cuidados também, além de que pra produzir cerveja você precisa colocar a mão na massa, ou melhor, no mosto.

Aprenderam que problemas acontecem em todas as etapas, nem sempre nas mesmas, porem sempre em alguma e que a melhor logo é aquela que mais os representa e isto foi posto em prática.

Agora na segunda temporada, eles vão agir e ensinar, numa junção de todas suas redes sociais, cada uma desempenhando um papel importante para desenvolver referencias cervejeiras para o seu público.

Além disso chegou a hora de comprar o primeiro equipamento, aprender a usá-lo e mostrar o que é necessário para produzir uma cerveja. Será que vai sair cerveja?

Inscreva-se no canal e abra a sua cerveja favorita e acompanhe essa jornada alcoólica.
#prost

Música: The Story So Far - Framework
Facebook: mabierproject
Instagram: @mabierproject
E-mail: mabierproject@gmail.com





3 comentários:

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club