Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 28 de dezembro de 2014

St. Feuillien Blond - Degustação nº 142


A Brasserie St Feuillien é comandada pela família Friart, que possui tradição em fabricar cervejas desde 1873 na cidade belga de Le Roeulx. O nome da cerveja foi inspirado em um monge irlandês de nome Feuillien, que emigrou para o continente para pregar o evagelho durante o século VII. Em 1665, enquanto viajava pela região onde hoje fica a cidade de Le Roeulx, Feuillien foi martirizado e decapitado. No local do martírio, os discípulos de Feuillien construíram uma capela. Em 1125 a capela se tornou a Abadia de Prémontrés, que tempos depois se tornou a Abadia de St Feuillien du Roeulx. Nas garrafas da St Feuillien podemos ver a inscrição de ANNO 1125 devido à data de criação da Abadia. Durante séculos os monges conservaram a tradição da fabricação de cervejas até que tempos difíceis forçaram o seu fechamento depois da revolução francesa.

A Família Friart conservou esta tradição de fabricar cervejas e já faz este trabalho a quatro gerações. A Brasserie St Feuillien iniciou como Brasserie Friart e somente assumiu o nome atual no ano 2000. A Brasserie Friart fechou suas portas entre 1980 e 1988 e durante este tempo as cervejas (St Feuillien Dark e Blond na época, ambas com 6.5% ABV) foram produzidas pela Brasserie Du Bocq. Hoje a cervejaria produz uma boa variedade de cervejas entre elas as St Feuillien Blond, Bruin, Tripel, Cuvée de Nöel e Bière de Pâques (Páscoa), além das cervejas Grisette.

Cervejaria: Brasserie St-Feuillien
Origem: Bélgica
ABV(%): 7,5
Estilo: Belgian Blond Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo turvo. Apresentou uma ótima coroa de espuma de cor branca, com boa persistência formando um bom belgian lace no copo.

No aroma frutado, leve presença de pêssego, especiarias e frutas cítricas. O lúpulo perfumado,   herbáceo, levemente picante e cítrico está presente, além do aroma de laranja. Presença de leveduras reforçam o dulçor. Álcool médio ao aproximar o copo do nariz. O sabor é levemente adocicado e remete a frutado e frutas amarelas. O lúpulo continua cítrico, herbáceo e picante, além de contribuir para equilibrar com o leve dulçor apresentado.

O aftertaste é duradouro e equilibrado entre o doce e o amargo. Corpo de leve a médio e rescência baixa  conferem médio drinkability a esta blond ale. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo proposto. Uma boa cerveja!

Santeie peye!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club