Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ranz Cara Pálida - Degustação nº 136


Cervejaria Ranz, do proprietário e engenheiro Gustavo Ranzato, cujo nome vem da abreviação de seu sobrenome que tem origem italiana, porém sua pronuncia "ranz"também é uma analogia a palavra em alemão (Heinz, que também lê-se Ranz) e confunde alguns apreciadores.

Cervejaria: Ranz
Origem: Lumiar-RJ (Brasil)
ABV(%): 5,2
Estilo: Pale Ale (APA)
Embalagem: Garrafa (600 ml)

É uma cerveja de coloração cobre e corpo levemente turvo. Sua espuma de cor branca apresentou ótima formação, cremosa e duradoura. Excelente belgian lace no copo.

No aroma, o malte surge de forma média remetendo a caramelo e tostado. O lúpulo forneceu um caráter cítrico a cerveja lembrando maracujá. Pode-se dizer que o sabor segue o aroma, tem um leve tostado e boa citricidade. Lúpulo cítrico proporcionando bom amargor, sem ser agressivo. Presença de ésteres cítricos.

O retrogosto é duradouro e amargo. Corpo de leve a médio e carbonatação ideal conferem muito bom drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna. Muito boa cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club