Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Schornstein IPA - Degustação nº 110




Nascida em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, a cervejaria Schornstein resgata o talento natural para fabricar cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina. Em 2010 inaugurou a unidade de Holambra. Instalada em um prédio com características holandesas, segue o padrão arquitetônico local e produz todos os 6 tipos de chope e também cinco tipos de cervejas em garrafas.

Cervejaria: Schornstein 
Origem: Pomerode-SC (Brasil)
ABV(%): 6,8
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Pressão (200 ml)

Degustada no Mondial de La Bière é uma cerveja de coloração âmbar, com corpo levemente turvo. Sua espuma densa de cor branca, apresentou boa formação com duração persistente. 

No aroma, o malte remete a caramelo e tostado de forma média. O lúpulo está presente de forma intensa e é bastante cítrico. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte continua remetendo a caramelo, que conferem um dulçor a cerveja que se equilibra muito bem com o amargor do lúpulo. A cerveja possui médio amargor, no entanto sem ser agressivo.

O retrogosto é duradouro e amargo. Corpo médio e rescência idem conferem bom drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna. Muito boa IPA. Não a toa recebeu a Medalha de ouro no festival brasileiro de cervejas em Blumenau este ano. Vale a pena degustar outras vezes.

A nossa!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club