Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Caborê Weiss - Degustação nº 118

Caborê é o nome, em tupi-guarani, de uma pequena coruja e do bairro, em Paraty, onde se localiza a fábrica. Esta marca é motivo de muito orgulho para os sócios do empreendimento, que buscaram um nome e um símbolo plenamente identificados com a região e com os costumes locais.

Em 13 de outubro em 2006 jorrou, ainda experimentalmente, a primeira cerveja fabricada em Paraty, do tipo pilsen, elaborada conforme a Lei de Pureza alemã, feita com água duplamente filtrada -- proveniente das encostas da Serra da Bocaina -- malte puro de cevada, lúpulo e levedura.

Visite a Cervejaria Caborê, conheça o processo de fabricação e deguste, com imenso prazer, uma cerveja cremosa, refrescante, comparável às melhores do Brasil e do mundo.

Cervejaria: Caborê - Paraty - RJ (Brasil)
ABV(%): 5,2
Estilo: German Weizen
Embalagem: Pressão (200 ml)

Degustada no Mondial de La Bière, a cerveja no copo apresentou coloração alaranjada e turva. Formação de espuma de cor branca, cremosa, grande e persistente. 

No aroma médio e frutado percebe-se a presença de cravo e banana. A presença do lúpulo é quase imperceptível. Álcool bem fraco ao aproximar o copo do nariz. Sabor frutado, acompanhando o aroma, no entanto com uma leve e interessante picância. 

O retrogosto é persistente, indo do adocicado a um levíssimo amargor. Corpo médio e carbonatação ideal, conferem bom drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja refrescante e boa para ter sempre em casa, especialmente no verão. Boa surpresa apresentada no Mondial.

Bebamos!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club