Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Colorado Vixnu - Degustação nº 115


Vixnu, além de ser o nome de uma das principias divindades hindus, é também o nome desta variação da receita India Pale Ale feita pela Cervejaria Colorado. A cerveja leva uma mistura de lúpulos americanos e rapadura. 


Cervejaria: Colorado
Origem: Ribeirão Preto - SP (Brasil)
ABV(%): 9,5
Estilo: Imperial Double IPA
Embalagem: Pressão (200 ml)

Degustada no Mondial de La Bière, esta cerveja apresentou coloração âmbar, com corpo claro. Sua espuma densa de cor branca apresentou boa formação com duração persistente.

No aroma, o malte remete a caramelo de forma média e um leve tostado. O lúpulo está presente de forma intensa e é bastante cítrico e com toque de maracujá. No sabor o malte continua remetendo a caramelo, que juntamente com a rapadura conferem um dulçor a cerveja que se equilibra muito bem com o amargor. A cerveja possui o característico amargor que o estilo pede, no entanto sem ser agressivo. Notei também uma leve picância.

O retrogosto é médio e amargo. A Vixnu tem um bom corpo e rescência ideal. Apesar do teor alcoólico de 9,5%, muito bem inserido diga-se de passagem, ela tem um bom drinkability. A percepção alcoólica como escrevi é oportuna. Ótima IPA. Vale a pena degustar muitas e muitas vezes.

Bebamos!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club