Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Weihenstephaner Hefeweissbier - Degustação nº 84



A cerveja mais antiga do mundo, a Weihenstephaner HefeWeissbier faz parte da cervejaria Weihenstephaner localizada na região da Bavária (Alemanha). Ela foi fundada no ano de 1040 tornando-se a mais antiga cervejaria do mundo em operação contínua.

Cervejaria: Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan
Origem: Alemanha
ABV(%): 5,4
Estilo: German Weizen
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Trata-se de uma cerveja de coloração alaranjada quase âmbar e opaca. Apresentou uma espuma de cor branca, muito cremosa, grande e persistente, com uma excelente transição de renda no copo e presença de muitas partículas em suspensão. 

No aroma intenso e frutado percebe-se a presença de fenóis (cravo), ésteres (banana) e tutti-frutti. A presença do lúpulo é quase imperceptível, apresentando talvez um toque floral. Álcool bem fraco ao aproximar o copo do nariz. Sabor frutado, com toque de banana, cravo e levíssimo tostado. Cerveja com pouquíssimo amargor.

O retrogosto é médio e levemente adocicado. Corpo leve e rescência média, conferem ótimo drinkability a esta cerveja, que possui leve adstringência. A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja  bem refrescante! 

Ein prosit!
Araújo Junior

2 comentários:

  1. Amei essa cerveja!!!!
    E como sempre, a noite foi extremamente agradável e divertida :)
    Beijos,
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mel. Primeiramente obrigado por comentar. Que bom que gostou! A escolha é feita para agradar a vocês que são o motivo principal do evento. Até o próximo!
      Cheers!
      Araújo Junior

      Excluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club