Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 25 de outubro de 2014

Brugse Zot Dubbel - Degustação nº 88


Uma versão mais escura da Blond. É feita com seis variedades de malte que lhe confere um sabor muito rico. O renomado lúpulo Tcheco chamado Saaz, de Zatec, foi selecionado para conferir a Zot Dubbel seu caráter mais amargo. Brugse Zot Dubbel é uma cerveja forte e bastante apreciada por amantes de cervejas.

Cervejaria: Halve Maan
Origem: Bélgica
ABV(%): 7,5
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de cor marrom escuro, com corpo opaco. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação, cremosa e longa duração, com uma excelente transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, café e tostado de forma intensa. Aroma frutado, sendo percebida a presença frutas secas e ameixa. O lúpulo surge leve e picante, bem equilibrado com o dulçor apresentado. Mesmo com os 7,5 % ABV, a percepção do álcool não fica evidente ao aproximar o copo do nariz e sim equilibrada. O sabor é levemente adocicado no início mesclado ao amargor no fim. O malte remete caramelo e tostado. O lúpulo picante contribui para equilibrar com o leve dulçor apresentado. 

O aftertaste é duradouro, nem doce, nem amargo e seco. O corpo entre leve e médio, além da pequena rescência mediana conferem de certo modo médio drinkability a esta cerveja, que possui pequeno nível de adstringência, o que a deixa com boa textura. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Certamente vale a pena degustá-la tantas outras vezes!

Santeie peye!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club