Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ayinger Urweisse - Degustação nº 71


A cerveja artesanal alemã Ayinger Urweisse, natural da Bavária, é a união do frescor do trigo com o malte escuro torrado, que resulta numa cerveja cheia de sabor e complexidade. 

Cervejaria: Ayinger
Origem: Alemanha
ABV(%): 5,8
Estilo: German Dunkelweizen
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Cerveja de coloração âmbar, turva, com espuma branca de formação grande e cremosa, com boa duração, justa transição de renda no copo e presença de partículas em suspensão.

No nariz, intenso aroma frutado (banana, frutas brancas), além de especiarias (cravo e canela) e malte tostado. No sabor bastante frutado, notas de frutas brancas e lúpulo bem leve. A cerveja tem sabor adocicado sem ser enjoativo. Presença de álcool não muito forte ao aproximar o copo do nariz.

Corpo médio, textura cremosa, carbonatação baixa, sensação de adstringência e ausência de amargor. Aftertaste duradouro e levemente adocicado. Cerveja com média drinkabilidade. Certamente uma das melhores do estilo que já degustei. Esta cervejaria está entrando na lista das minhas favoritas. Aprovada com louvor!

Ein Prosit!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club