Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Kirin Ichiban - Degustação nº91


Em 1990 foi lançada a Kirin Ichiban Shibori, elaborada exclusivamente a partir do mosto da primeira prensagem. No primeiro ano de fabricação, a Kirin Ichiban bateu o recorde de vendas e hoje ocupa lugar de destaque no coração de milhões de amantes de cerveja no Japão.

Kirin Ichiban é uma cerveja elaborada com o mais puro malte, lúpulo e água. Ao contrário de outras cervejas, apenas a primeira prensagem, do inglês "first press”, do mosto cervejeiro, é utilizada. Por isso, ela é denominada Ichiban, que significa "primeira” e "melhor”, em japonês. Aí está o segredo que torna o sabor da Ichiban marcante e refrescante, perfeito para acompanhar uma comida japonesa, por exemplo.

Cervejaria: Kirin 
Origem: Japão
ABV(%): 5,0
Estilo: Premium American Lager / Japanese Rice Lager
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo claro e borbulhante. Sua espuma de cor branca apresentou pequena formação, curta duração, com uma justa transição de renda no copo e ausência de partículas. 

No aroma, leve presença de malte. Presença também leve de lúpulo herbal, deixando a cerveja com pouco amargor. Álcool bem fraco ao aproximar o copo do nariz. O sabor acompanha o aroma. O lúpulo confere leve amargor. 

O aftertaste é fugaz e levemente amargo. Corpo bem leve e rescência mediana conferem ótimo drinkability a esta cerveja, que não possui qualquer nível de adstringência, o que a deixa com a textura aguada. A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja leve e refrescante. Nada mais que isso.

Kampai!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club