Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O ESTILO PORTER


Em alguns lugares do mundo, pedir para misturar dois ou mais estilos de cerveja no mesmo copo, pode acreditar, é uma tradição antiga.

No início do século XVIII, quase todos os consumidores tinham sua mistura particular de cerveja. Um barman chegava a juntar cervejas de vários barris diferentes para conseguir obter o sabor desejado pelo cliente. Tal processo era muito trabalhoso, mas os pubs o realizavam para manter a clientela fiel ao estabelecimento.

Em 1772, o mestre-cervejeiro inglês Ralph Harwood criou uma cerveja que imitava o sabor da mistura de três rótulos muito populares em Londres, e que ficou conhecida como “Três Fios”. Ela foi batizada “Mr. Harwoods Entire” (Completa de Mr. Harwood), uma referência ao fato de reunir na mesma cerveja as principais qualidades das outras três. Forte, escura e saborosa. Essas eram as principais características da Mr. Harwoods reconhecidas pela população da Inglaterra. Por ser uma das cervejas favoritas dos carregadores de cerveja (porters), que matavam a sede com ela durante o trabalho, ficou conhecida como Porter. 

A Porter foi a cerveja mais popular nos séculos XVIII e XIX em Londres. Era uma bebida de longa maturação, que exigia grandes barris para sua armazenagem. Era também a cerveja favorita de George Washington, que chegou a fabricá-la para seus próprio consumo. Atualmente, tem sido elaborada com malte bastante torrado, e tem boa receptividade do mercado, podendo tanto utilizar fermentos Lager como Ale. 

Aveludada, com notas de chocolate, café, baunilha e nozes. O rótulo pertence a cervejaria mais antiga ainda em atividade em São Francisco, e faz parte da já consolidada cultura cervejeira da Califórnia. Uma ousada presença de lúpulo americano, o que não é tão comum ao estilo, traz a cerveja um toque amargo que faz o contraponto com o dulçor inicial e final.

Fontes (Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado) (A mesa do Mestre-Cervejeiro – Garret Oliver)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club