Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 6 de junho de 2015

Avanço no mercado estimula turismo cervejeiro

O tour leva cerca de nove horas e passa pelas principais fábricas de cervejas artesanais das cidades



O universo das cervejas artesanais sempre atraiu a relações públicas Carla Valentim. “Buscava novos rótulos, colecionava as tampinhas das já que havia degustado e pensava em trabalhar com isto um dia”, diz.

Durante um intercâmbio na Irlanda, ela teve a oportunidade de conhecer a cultura de um povo amante de cervejas. “Também conheci o pub mais antigo da cidade, de 1198, e a fábrica da Guinness. E fiquei impressionada com a capacidade que a cerveja tem de movimentar o turismo e unir as pessoas.”

Após retornar para o Brasil, começou a trabalhar como assistente de marketing em uma cervejaria. “Lá, vi no interesse dos cervejeiros, que vinham de várias cidades só para conhecer a fábrica, uma oportunidade”, frisa. “Afinal, Ribeirão tem outras cervejarias, que também mereciam ser visitadas”, reforça.

Foi então, que no ano passado, Carla lançou o Tour Cervejeiro. O projeto propõe uma visitação completa às principais cervejarias da cidade incluindo a Colorado, Lund, Invicta, Walfänger e o brew pub Weird Barrel, guiada sempre por um beer sommelier convidado.

O tour dura aproximadamente nove horas de pura imersão na cultura cervejeira local, e os participantes ainda degustam 14 rótulos diferentes. Além disso, há um almoço incluso e brindes cervejeiros. “A ideia é proporcionar uma experiência completa, de informação e entretenimento”, diz.

Turismo e aprendizado

E é justamente essa paixão pela cerveja que acaba impulsionando o turismo. “A maioria dos participantes do tour cervejeiro são de outras cidades”, afirma Carla. “Já recebemos pessoas de São Paulo e interior, Rio de Janeiro e Goiás.”

Mas, além de impulsionar o turismo, o tour cervejeiro também é uma oportunidade de aprendizado. “É um projeto de turismo educacional”, frisa. Segundo Carla, o público-alvo se resume em apaixonados por cervejas, que desejam vivenciar a experiência em plenitude, ou profissionais do meio cervejeiro.

Casal até produz a própria cerveja

O publicitário Leandro Macedo, de 31 anos, e a namorada Patrícia são de Americana e também fizeram o tour cervejeiro em Ribeirão. Sua paixão pelas cervejas artesanais surgiu em 2013, durante uma viagem pela Holanda. “Conheci muitas cervejarias por lá e desde então, comecei a apreciar e a entender mais sobre elas.”

Tanto é que o casal faz a própria cerveja em casa. “Para o nosso próprio consumo”, diz. Para Macedo, a experiência de fazer o tour foi positiva. “É uma troca de experiência, um clima bem descontraído e muita informação”, afirma. “Ainda mantenho contato com as pessoas que estavam no tour e costumo ir a eventos cervejeiros”, reforça.

O publicitário frisa que já conhecia Ribeirão, mas nada do universo local das cervejas artesanais. “É um grande atrativo turístico. Já indiquei”, finaliza.

Fonte: Jornal a Cidade

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Ninkasi Beer Club