Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Roteiro Cervejeiro – Cervejas Artesanais Londres


Por Temática Trip

A terra dos Pubs não pode ficar de fora dos roteiros dos mais assíduos degustadores de Cervejas, um tour completo com degustações, histórias, amizades, gastronomia e muita, mas muita diversão. Conheça o roteiro de Cervejas Artesanais Londres e suas exuberantes cervejas.

Nos últimos 15 anos, Londres tem testemunhado um incrível aumento de sua indústria cervejeira – eram apenas duas cervejarias em 1999 e, hoje, são mais de 50. Quase todas elas são pequenas e independentes e produzem estilos de cerveja inovadores e de alta qualidade. Essa abordagem acaba levando o nome padronizado de “artesanal”.

Com base no que ocorreu com a indústria de cervejas artesanais nos Estados Unidos, que explodiu nos anos 1990, é possível dizer que esses negócios se dirigem não ao mercado de massa, mas aos amantes e conhecedores da bebida.
Tour de Degustação


De longe a melhor maneira de ver de pertinho o processo de fabricação de cerveja em Londres éparticipando de um tour de degustação. Ele inclui, em geral, um passeio pela cervejaria, com um panorama abrangente do processo de fabricação e a oportunidade de provar o líquido fresquinho dos tonéis. O tour de Cervejas Artesanais Londres começa com a Meantime, em Greenwich, que deu a partida para o renascimento das cervejarias londrinas no início dos anos 2000, oferece sessões informativas regulares e eventos culinários, como noites “pie and pint” (torta salgada e cerveja). 


Já a Sambrook’s, imperdível para os fãs de cervejas condicionadas em barris, organiza um animado tour mensal, com generosas doses de sua bebida tradicional. 


Mais ao norte, na Camden Town Brewery, você pode se juntar a um grupo seminal e testar a sua linha de latinhas e uma cerveja produzida com a técnica de dry-hopping chamada Mother Superior (Madre Superiora). Ou vá para Hackney, onde a London Fields Brewery organiza tours casuais com degustações em seu bar/sala de estar; ou para a The Five Points Brewing Co, que possui um evento mensal semelhante. Os tours em geral custam cerca de 15 libras por pessoa, e é melhor reservar com antecedência.


Explore a Bermondsey Mile
Se não conseguir participar de um tour, um ótimo jeito de conhecer cervejeiros locais e beber direto da fonte é um passeio de sábado pelo Bermondsey. Comece com um lanche no mercado Maltby Street, um favorito entre os entendidos de comida, e, de lá, você pode ir passando por cinco cervejarias pequeninas, todas escondidas sob os grandes arcos da ferrovia. As primeiras podem ser a recém-inaugurada Anspach&Hobday, que serve uma notável porter, e a vizinha Brew By Numbers, onde cada garrafa é numerada de acordo com o estilo e a receita. Entre uma e outra, está The Kernel, a primeira a ser aberta ali, que também possui uma seleção excelente. Corte pela pequena rua Almond St. para encontrar a minúscula Partizan, que vende ótimas cervejas artesanais com lindos rótulos de design. Finalize na Fourpure, escondida nos fundos de um comércio, que possui uma variedade interessante de cervejas, inspirada nas viagens dos proprietários.
Pubs no leste

Outro point das Cervejas Artesanais Londres é a East London abriga algumas boas cervejarias e pubs que produzem cervejas próprias. Além de London Fields e The Five Points, a Red church, em Bethnal Green, abre as portas de sua cervejaria e de seu bar estiloso, no primeiro andar, às noites de quinta, com seis de suas cervejas para degustar. Não há lugar mais “rock ‘n’ roll” do que a Duke’s Brewand Que, que serve umabebida saborosa e é a casa original da cervejaria Beavertown, administrada por Logan Plant, filho do líderda banda Led Zeppelin. Já The Cock Tavern, em Hackney, serve uma grande variedade de cervejas artesanais, muitas das quais de cervejarias próximas, assim como a Howling Hops, de fabricação própria, produzida no porão ali embaixo. Outro pub para o tour de Cervejas Artesanais Londres é o CrateBrewery, que fica em uma antiga fábrica e oferece uma seleção notável de cervejas e, ainda, saborosas pizzasassadas em forno à lenha – tudo isso com vista para o canal. E, uma vez que você já está por ali, vale a pena procurar pelas cervejas excelentes produzidas na Hackney Brewery e na Pressure Drop.
E mais Pubs


Se nada disso funcionar e você preferir simplesmente sentar em um pub e colocar o paladar para funcionar, há muitos e muitos lugares com fantásticas seleções de cervejas artesanais londrinas e de outros lugares. Os mais indicados são: The Southampton Arms, que também possui uma grande seleção de cidras e pratos com carne; The Rake, um pequeno bar com cervejas de todo o mundo; e o Old Red Cow, que serve uma abrangente seleção de draught. Procure os bares Beer Rebellion da cervejaria Late Knights, assim como as redes The Craft Beer Co, Brew Dog e The Draft House.
Cervejas Artesanais Londres

Para caçar ainda mais Cervejas Artesanais Londres, use o aplicativo Craft Beer London, um guia especializado em cervejarias, lojas e pubs da cidade, todos comentados e localizados em mapas. Você também encontra o guia e mapa impressos em Londres. Entre os tuiteiros-cervejeiros, estão@MelissaCole, @Will_Hawkes, @markdredge e @desdemoor, e seguir as próprias cervejarias também é um bom jeito de ficar sabendo sobre eventos e celebrações. Festivais que focam nas cervejarias menores estão começando a aparecer: vale dar uma olhada no Craft Beer Rising, no London’s Brewing e no London Craft Beer Festival.

Dicionário da cerveja artesanal

Quer entender tudinho dos cardápios britânicos? Aqui está um glossário básico:
Ale – cerveja produzida com levedura em temperatura elevada (ela sobe à superfície durante a fermentação)
Lager – cerveja produzida com levedura no fundo (com uma temperatura de fermentação mais fria do que a ale)
Cask conditioning – é a técnica de condicionamento no barril, que permite uma fermentação secundária enquanto a cerveja fica armazenada no barril, criando uma leve carbonização; produz uma cerveja menos gasosa, idealmente servida em temperatura ambiente
Keg – é o barril, onde a cerveja fica armazenada; a carbonização é acrescentada parcial ou completamente ao tirar a cerveja; a bebida é servida mais fria do que a temperatura do barril
Key Keg – um novo estilo de barril reciclável, que não necessita de dióxido de carbono extra para que a cerveja seja tirada pela torneira do barril
Draught – servida diretamente do barril, não da garrafa
Bitter – um estilo comum de ale na Grã-Bretanha
IPA – é a India Pale Ale; uma ale clara, tradicionalmente produzida para ser exportada para o mercado de expatriados na Índia, em geral carregada no lúpulo
Porter – uma ale escura, que já foi popular entre os “porters” (porteiros)
Stout – originalmente, a “stout” era uma porter forte; hoje em dia, o termo é usado como sinônimo de porter
Pint – caneca de 568ml, a dose padrão de cerveja no Reino Unido; há, também, meia dose e, mais raramente, um terço. Alguns estabelecimentos oferecem “goles” em copos pequenos para degustação

Fonte: Temática Trip

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club