Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 17 de maio de 2015

Projeto de crowdfunding quer produzir documentário sobre mulher, cerveja e machismo

A proposta é arrecadar R$ 260 mil pelo no site colaborativo Kickante


A previsão é de que o processo de produção e pós-produção dure seis meses e o documentário seja lançado no início de 2016 (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a imagem das mulheres nas propagandas de cerveja veiculadas no Brasil, nasceu a ideia do documentário "Mulher, Cerveja e Machismo - A Representação Feminina nas Propagandas de Cerveja”. Ainda em fase de pré-produção, o projeto aposta no crowdfunding - financiamento coletivo - para arrecadar os fundos necessários para a sua realização. Hospedado no site colaborativo Kickante (acesse aqui), a meta é arrecadar R$ 260 mil em 52 dias e para isso, as cotas vão de R$ 20,00 a R$ 30 mil.

O documentário é executado por uma equipe de oito jovens produtores da cidade de São Paulo, oriundos do fotojornalismo, do cinema e do teatro. O produtor executivo, Robson Alessandro, conta que a pretensão é abrir o debate sobre a opressão sofrida pelas mulheres na mídia, um tema que muitas vezes é encarado como algo normal, principalmente nas campanhas de cerveja.

O foco do documentário será a exploração da imagem da mulher em propagandas de cerveja (Foto: Divulgação)

“O machismo existe há tanto tempo que as propagandas acabam sendo percebidas como algo corriqueiro e, mesmo incomodando, o debate é deixado de lado. Precisamos acordar porque que isso não é normal e precisa ser combatido”, explica.

O roteiro gira em torno das opiniões de mulheres a respeito dos efeitos dessas propagandas em suas vidas e as saídas propostas por elas para que hajam mudanças e uma revisão na forma como a mulher é representada. As gravações serão realizadas em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A previsão é que, após a arrecadação dos fundos, o processo de produção e pós-produção dure seis meses e o documentário seja lançado no início de 2016.

Para contribuir com a realização do "Mulher, Cerveja e Machismo - A Representação Feminina nas Propagandas de Cerveja” , basta clicar o link da campanha (www.kickante.com.br/mulhercervejaemachismo), realizar um cadastro e escolher o valor da contribuição no menu ao lado. O dinheiro arrecadado será aplicado no pagamento dos equipamentos técnicos necessários, da equipe de produção envolvida, viagens, hospedagem e alimentação, na finalização do filme e em 3 exibições exclusivas nas cidades onde o documentário for gravado.

A equipe é formada por jovens produtores da cidade de São Paulo, oriundos do fotojornalismo, do cinema e do teatro (Foto: Divulgação)

Conheça a equipe do documentário:

Alex Caíres (roteiro e direção): Produtor, roteirista e diretor.
Robson Alessandro (produção executiva): Ator, escritor, produtor e criativo.
Andressa Coelho (direção de produção): Produtora, fotógrafa e empreendedora.
Thiago Coelho (direção de fotografia): Fotojornalista, músico e empreendedor.
Bruno Diniz (direção de som e montagem): Produtor, fotógrafo e técnico de audiovisual.
Guilherme Borgomoni (direção de arte): Publicitário, diretor de arte, designer e ilustrador.
Vitor Gonçalves (composição de trilha sonora): Jornalista, escritor, músico e compositor.
Danilo Souza (assistência de produção): Fotógrafo e assistente de produção.

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club