Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Hitachino Nest Commemorative Ale - Degustação nº 231

 

As cervejas Hitachino são produzidas pela mais conceituada cervejaria artesanal japonsesa: a Kiuchi. A marca já era uma referência importante no mercado de saquês quando começou a investir em cervejas de estilos europeu e americano. Uma vez dominadas as técnicas clássicas de produção, a fábrica passou a introduzir ingredientes japoneses às receitas, que viraram sucesso mundial que lhe renderam medalhas de ouro.

Cervejaria: Kiuchi Brewery
País: Japão
ABV(%): 8
Estilo: Specialty Beer
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração cobre e turva. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação, persistência, com uma boa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo e tostado, de forma intensa. Presença de canela, coentro, especiarias e licorice, sendo bem complexa. A presença de lúpulo é leve, floral, picante, cítrico e remete a laranja. Álcool perceptível, porém bem inserido, não atrapalhando o conjunto. O sabor acompanha o aroma e é intenso, com presença de ésteres cítricos (laranja) e frutados.

O final é duradouro e adocicado. Apresentou médio corpo e pequena carbonatação. Adstringência tenra.  A cerveja tem médio drinkability. É para bebericar e degustar com calma, aos poucos. Parece um bolo de frutas líquido! Ótima cerveja!

Kampai!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club