Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Precisamos mesmo de mulher para vender cerveja?


Nas décadas de 80 e 90, duas importantes marcas, Benetton e Dove, começaram a trabalhar o conceito de responsabilidade social na publicidade. E, mesmo assim, nenhuma delas deixou de vender por causa disso. Pelo contrário, mantém as estratégias até hoje.

Se a Benetton continuou vendendo protestando contra homofobia, AIDS e racismo, e a Dove continuou vendendo abordando a mulher natural, sem Photoshop e sem o padrão de beleza de Hollywood, por que as outras marcas ainda não assimilaram seu papel na sociedade?

#FicaVerão

Esta semana o protesto dos internautas foi uma das notícias mais lidas no Adnews. Era um cenário previsível, afinal a campanha já estava sendo criticada por ser machista. Ao colocar uma hashtag patrocinada no Twitter, sem supervisão humana, a Itaipava organizou um único canal para centralizar todos os protestos contra a sua marca.

Sou da opinião de que ninguém faz uma publicidade para denegrir a imagem da própria empresa. No entanto, olhem a foto que é o destaque desta matéria. Fica nítido que a pessoa deve optar pela cerveja ou pelo seio da modelo.

Não há mais espaço para o machismo na publicidade, o mundo evoluiu e temos que manter a criatividade sem desrespeitar ninguém. 

Nos EUA

A Budweiser tem as duas cervejas mais vendidas do país: Budweiser e Bud Light. Os dois rótulos são anunciantes do SuperBowl, os 30 segundos mais caros do mundo. E, será que eles usaram mulheres para vender cerveja?


A Bud Light fez um reality show com um consumidor da marca em que ele era surpreendido no bar e passava por várias situações, incluindo um jogo de tênis de mesa com Arnold Schwarzenegger.


Já a Budweiser optou por fazer um comercial mais triste, longe de festas e badalações. Na história, um cachorrinho é o garoto propaganda emocionante em que a cerveja mal aparece. Fez tanto sucesso que virou trilogia.

Hoje, nós já vivemos o cenário pós-digital. Não há mais barreiras entre on e off, assim como não há mais barreiras entre homens e mulheres. Então, vamos vender a cerveja ao invés do corpo de uma mulher?

Fonte: adNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club