Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

IEMANJÁ: UMA WITBIER COM MARACUJÁ

Musas do Verão apresenta segunda sazonal do ano na Cervejaria Nacional
Witbier com maracujá será lançada no dia 2 de fevereiro


A 3ª edição das Musas de Verão da Cervejaria Nacional brinda a rainha do mar com a segunda receita colaborativa do ano: no dia 2 de fevereiro, a cerveja Iemanjá será lançada em homenagem ao aniversário do orixá.

As cervejeiras Kathia Zanatta, do Instituto da Cerveja Brasil, Roberta Fiorini e Dalila Assunção se uniram ao cervejeiro da casa, Guilherme Hoffmann, para criar essa Witbier com maracujá, que conta com adição de sementes de coentro, casca de laranja Bahia e pimenta rosa. A polpa da fruta é adicionada fresca ainda na maturação, garantindo refrescância, acidez e aroma de especiarias à sazonal. Foram produzidos 500 litros. É um mar de aromas e sabores!

Com uma cor amarelo alaranjada proveniente do maracujá, Iemanjá tem teor alcoólico de 4,5% e 15 IBU, boa espuma, densa e branca, final seco na boca e corpo leve. Enquanto durar nas torneiras da Cervejaria, poderá ser degustada em copos de 320 ml (R$ 18) e 550 ml (R$ 26). Apenas na noite do lançamento, será servida em sistema double, com horário estendido, das 17h às 0h. Quem pedir um pint de Iemanjá ganha o segundo! 

Sobre a Cervejaria Nacional

O projeto nasceu em 2006 da sociedade entre Fabiani, economista que se apaixonou pelo universo cervejeiro na década de 90 em Nova York, e do produtor gráfico Dudu Toledo, amigo entusiasta de suas experimentações. Dedicado e curioso, ao voltar para o Brasil, o autodidata trouxe um equipamento e começou a fazer em casa sua própria cerveja. A cada cozimento, a paixão de criar novas receitas crescia, assim como o prazer em dividir a experiência aos amigos e familiares, como Peter Jancso, cunhado de Fabiani que acompanhou desde o começo os primeiros cozimentos caseiros e mais tarde tornou-se sócio-investidor do projeto. De lá para cá, o trio entrou em uma confraria e mergulhou no universo cervejeiro. Assim nasceu a microcervejaria Nacional, que atuava inicialmente apenas como fornecedora de bares, como o extinto Drake’s. O projeto cresceu com a entrada de Alexandre e de Marcus Ribas, da consultoria AyB, e em 2011, os sócios transformaram a Cervejaria Nacional em fábrica bar.

Sobre Kathia Zanatta

Engenheira de Alimentos formada pela UNICAMP e pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV. Biersommelière pela Doemens Academy na Alemanha e Mestre-cervejeira pelo Siebel Institute nos Estados Unidos e Doemens Academy. Vasta experiência profissional nas cervejarias Paulaner (Munich/Alemanha) e Brasil Kirin (Grupo Schincariol, Itu). Degustadora da “World Beer Cup” e “European Beer Star” desde 2008. É uma das fundadoras do Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o Instituto da Cerveja Brasil

Fundado por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, o Instituto da Cerveja Brasil é a primeira instituição do Brasil com foco pioneiro na capacitação e especialização de sommeliers de cerveja. Para isso, além dos cursos profissionalizantes e de especialização, disponibilizam também cursos e palestras voltados aos entusiastas do mercado cervejeiro. O Instituto da Cerveja Brasil tem como missão disseminar cada vez mais a cultura cervejeira, sempre com excelência e seriedade. Saiba mais em www.institutodacerveja.com.br.

Serviço:

Cervejaria Nacional
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros
Telefone: 11 4305-9368
Telefone para reservas: 11 3034-4318


Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 17h às 0h, quinta–feira, das 12h às 0h, sextas e sábados, das 12h às 1h30

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club