Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Siemens fornece sistema de proteção contra incêndio para a cervejaria suíça Feldschlösschen

Com tecnologia avançada, sistema de proteção contra incêndio da Siemens detecta incêndio de forma precisa e com alarmes em tempo real

A fabricação de cerveja envolve grande consumo de energia e risco de incêndio relativamente alto. Para garantir a disponibilidade de suas instalações de produção, a cervejaria Feldschlösschen, da Suíça, selecionou uma solução de segurança contra incêndio da unidade de Tecnologias Prediais da Siemens. O sistema de proteção contra incêndio Siemensgarante a detecção precisa de incêndio e alarmes em tempo real, com alta imunidade a erros.

Com seus 1.200 funcionários, a Feldschlösschen é a maior cervejaria e a principal atacadista de bebidas da Suíça. Sua sede, localizada em Rheinfelden, no Cantão de Argovia, é uma das mais belas cervejarias do mundo. Fundada em 1876, o complexo do castelo neogótico é composto por vários edifícios construídos ao longo do tempo para acomodar o aumento da produção. A marca de cerveja Feldschlösschen tem uma longa tradição na Suíça. O ambiente de produção na cervejaria histórica torna a proteção contra incêndio extremamente complexa. Existem calor, fumaça e poeira nos grandes salões de teto alto (5 a 7 metros de altura), exigindo sistemas de detecção de incêndio com detectores especiais específicos à aplicação. "Incêndio é o maior de todos os riscos aqui na cervejaria. A prevenção de incêndio é a nossa prioridade principal, não só para proteger os funcionários e a infraestrutura, mas também para evitar interrupções nas operações", afirma o mestre cervejeiro Bruno Born. E, fazendo uma referência à tradição, ele acrescenta: "Este lugar já existia antes de nós, então sua preservação é a nossa maior obrigação, hoje, amanhã e nos próximos 140 anos."

As técnicas de detecção que produzem bons resultados em ambientes gerais, como escritórios e hotéis, não são apropriadas para as condições mais exigentes da cervejaria Feldschlösschen. A complexidade envolvida na modernização do sistema de proteção contra incêndio levou a fabricante de bebidas novamente à Siemens. Primeiro, o conceito de segurança contra incêndio foi revisado para acomodar a nova tecnologia. Todas as partes envolvidas – o instalador, o departamento de bombeiros da própria cervejaria, um especialista em incêndio, a companhia de seguros e a Siemens – se reuniram para analisar e planejar.

Rede periférica robusta

Por causa do ambiente de produção heterogêneo, a Siemens propôs uma rede de painéis de controle. Esses painéis oferecem uma funcionalidade de rede abrangente e possuem arquitetura de sistema modular e flexível. As unidades locais podem ser expandidas sem limite, facilitando a integração de futuras expansões das instalações de produção da cervejaria em Rheinfelden. Hoje, não só a cervejaria está ligada à arquitetura do sistema, ocupam o espaço também um museu de automóveis antigos e valiosos e um estábulo para cavalos.

Em campo, o sistema de proteção contra incêndio usa detectores poderosos. A geração de detectores de incêndio mais recente é tão eficiente quanto a rede de comunicação que liga a área periférica ao painel de controle principal. No caso de acúmulo de pó durante o recebimento, armazenamento e moagem do malte Feldschlösschen e, apesar de todas as medidas de precaução, se ocorrer uma explosão, a rede periférica especialmente desenvolvida para os detectores de incêndio garante alta confiabilidade na transmissão e comunicação rápida com o painel de controle de incêndio.

A rede está simultaneamente conectada ao departamento de bombeiros da cervejaria e ao centro de comando e controle do departamento de bombeiros de Rheinfelden. Os sistemas automáticos de extinção de gases da Siemens protegem os ativos operacionais. Os detectores de fogo da cervejaria Feldschlösschen precisavam ser bem sensíveis a uma ampla variedade de possíveis incêndios, fato que foi devidamente considerado no processo de seleção. Mesmo os potentes detectores em pontos podem detectar um incêndio somente se as partículas chegarem aos sensores em quantidades suficientes. Com alturas do teto acima da média, isso não é necessariamente fácil. Além disso, a manutenção dos detectores é mais difícil nesse ambiente. Os detectores de fumaça por aspiração poderiam ser uma boa solução, mas eles não combinavam visualmente com o edifício histórico da cervejaria Feldschlösschen. Por isso, vários detectores de fumaça lineares foram instalados acima dos vários grandes caldeirões de cobre na cervejaria, que são de 1909. Os detectores lineares usam o princípio da extinção. Eles enviam luz infravermelha para um refletor, mesmo em longas distâncias. O refletor retorna a luz e um sensor monitora o feixe de luz para partículas de fumaça.

Detecção baseada em parâmetros

Fumaça, pó, vapor, calor, oscilação da temperatura – os detectores de incêndio estão expostos a várias situações adversas em um ambiente de produção industrial. Porém, um falso alarme pode ter graves consequências. O departamento de bombeiros recebe um alerta automático e todos no prédio devem ser evacuados. Os dispositivos de controle de incêndio interrompem a produção, desligam as máquinas e param os elevadores em locais definidos.

Para excluir os fenômenos enganosos de forma confiável, a Siemens desenvolveu soluções especiais para os requisitos de comportamentos específicos dos detectores. Milhares de experimentos e testes que reproduzem fogo com fatores externos são a base da tecnologia ASA (Advanced Signal Analysis) patenteada. Ela permite detectar incêndio de forma confiável e sem erros, mesmo nas condições mais difíceis. Com a ajuda de algoritmos, os detectores da linha ASAdecompõem os sinais captados pelos sensores em componentes matemáticos e os comparam às especificações programadas. Os detectores então fornecem os sinais de perigo correspondentes.

Além de oferecer detecção confiável de distúrbios, a tecnologia ASA também fornece avaliação da situação em tempo real. O conjunto de parâmetros ASA selecionado é dinamicamente adaptado para que o detector responda de maneira mais sensível ao fogo, e no caso de fenômenos enganosos, é mais robusto. O resultado é uma detecção precisa de incêndio, com alta imunidade a falsos alarmes.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global em tecnologia e sinônimo de excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. A empresa está presente em todo o mundo, com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias com consumo eficiente de energia e recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de transmissão e geração de energia, pioneira em soluções de infraestrutura e em automação, impulsão e soluções de software para a indústria. A empresa também é líder no fornecimento de equipamentos de diagnósticos por imagem – como tomografia computadorizada e sistemas de ressonância magnética – e líder em diagnóstico laboratorial e TI clínica. No ano fiscal de 2017, encerrado em 30 de setembro de 2017, a Siemens gerou a receita de € 83,0 bilhões e lucro líquido de € 6,2 bilhões. No final de setembro de 2017, a empresa tinha cerca de 377.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis no site www.siemens.com. Para mais informações acesse nosso website: www.siemens.com.br

Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club