Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Corsendonk Tempelier - Degustação nº 449


A história da Cervejaria Corsendonk começa em 1982, Bélgica. Corsendonk é o nome de uma linha de cervejas de Abadia fabricadas no país. Por vários anos a atividade da cervejaria ficou parada, masdurante o século XIX a atividade de fabricação de cerveja foi retomada por Florentinus Keersmaekers com a cerveja chamada Pater. Em 1982 a marca Corsendonk foi revitalizada e a produção da cerveja foi terceirizada para a cervejaria Du Bocq.Sua logo possui grande conotação religiosa e reproduz um tipo de vitral, típico de igrejas católicas. Confira os rótulos:

Cervejaria: Corsendonk
Origem: Oud-Turnhout (Bélgica)
ABV(%): 6
Estilo: Belgian Pale Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração cobre, com corpo turvo. Sua espuma cremosa de cor bege apresentou ótima formação com longa persistência. Formou excelente belgian lace no copo.

No aroma, o malte remete a caramelo. O lúpulo está presente de forma média, sendo floral e cítrico. Notas doces lembrando compota de laranja, pêssego em caldas, além de especiarias. Álcool leve ao aproximar o copo do nariz. No sabor, o dulçor é moderado e o amargor é leve. 

O retrogosto é duradouro, indo do adocicado a levíssimo amargor. Corpo médio, rescência mediana e textura quase oleosa. Cerveja com drinkability mediano. A percepção alcoólica é oportuna. Boa cerveja.

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club