Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Bacalhau, ovo de páscoa e Colomba Pascal e as cervejas ideais


Prato oficial da Páscoa, o bacalhau é presença garantida na mesa da maioria dos brasileiros. E para harmonizar com o sabor forte deste peixe nada melhor do que cervejas de personalidade marcante. A beer sommelier da Cerveja Therezópolis, Bárbara Cunha, sugere a harmonização perfeita tanto para a entrada, o famoso bolinho de bacalhau, quanto para o prato principal. 

As dicas não param por aí. Bárbara Cunha também desmistifica que cerveja e chocolate não combinam. "Basta escolher o tipo certo que é possível se deliciar com essas duas tentações ao mesmo tempo", conta. 

Até mesmo a Colomba Pascal, o tradicional doce, que faz a vez do panetone na Páscoa, tem os estilos de cerveja certos para harmonizar. 

Veja as dicas de Bárbara Cunha, beer sommelier da Cerveja Therezópolis para a data:

Entrada: Bolinho de Bacalhau 
Cervejas do estilo Witibier e de Alta fermentação são ideais para acompanhar pratos levemente condimentados. Combinam muito bem com o petisco. 

Prato principal: Bacalhau 
Assim como as diversas opções de pratos que podem ser criados com o tradicional bacalhau, a escolha da cerveja também pode variar bastante. Indico três opções: Weissbier, Belgian Triplel e American Pale ale.

Weissbier: Seu aroma frutado e leve toque de acidez combinam perfeitamente com pratos de bacalhau, como: Bacalhau à Gomes de Sá, porque a cerveja vai enaltecer o sabor do bacalhau e limpar o paladar, o bacalhau proporcionará todos os sabores da cerveja. 

Belgian Triplel: Estilo originário da Bélgica, são cervejas fortes, não apenas no teor alcoólico, 9% a 11%, mas, também no sabor e no aroma. Para combinar com pratos, como: Gratinado de Bacalhau com batata e camarões, Salada de Bacalhau com lentilha, manga e ervas ou Bacalhau à Espanhola. 

American Pale Ale: O estilo tem presença do malte equilibrando com as características aromáticas e amargor do lúpulo. Harmoniza bem com pratos de bacalhau, como :Bacalhau ao molho de maracujá .

Sobremesa: Ovos de Páscoa 
Chocolate ao leite: A doçura deste tipo de chocolate faz com que ele combine com cervejas com menor intensidade de torrefação. Os estilos Dubbel e Doppelbock são excelentes opções.

Chocolate Branco: É preciso harmonizar com uma cerveja que quebre a gordura e balanceie o dulçor. As recomendadas são as de carbonatação alta, como a Fruit Lambic e Fruit Beer.

Chocolate meio amargo: Pede uma cerveja com sabor mais pronunciado, como as de estilo Stout, Porter e Dunkel.

Sobremesa: Colomba Pascal 
Para estes pães frutados, os estilos de cerveja que mais combinam são Brown Ale, Dubbel e Quadruppel.

Fonte: RPM Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club