Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Aecht Schlenkerla Urbock - Degustação nº 467


A Schlenkerla Urbock é uma cerveja sazonal produzida apenas para o período das cervejas fortes de Bamberg (Bamberger Starkbierzeit), durante o inverno. Seu aroma fresco defumado é obtido através da exposição do malte à fumaça de lenha de faia que acontece na malteria própria. Após a produção, a Urbock matura em barris durante meses em porões históricos cavados em rocha, nas profundidades do morro Stephansberg, para se tornar uma cerveja cheia e saborosa.Uma preciosidade histórica."

Cervajaria: Brauerei Heller-Trum
Origem: Alemanha
ABV(%): 6,5
Estilo: Rauchbier
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com feixes avermelhados e quase opaca. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação e média persistência, com boa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a defumado, tostado, fumaça, presunto e bacon. O lúpulo é imperceptível. Álcool balanceado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte remete a defumado, com dulçor moderado e leve amargor.

O aftertaste remete a fumaça, defumado, tabaco e leve amargor. O corpo é médio e a carbonatação leve. A cerveja tem médio drinkability, para quem curte o estilo. Ótima para quem gosta do estilo! É a mais intensa das três Schlenkerlas provei até agora.

Prost!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club