Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

No Rio, bares promovem programação IPA DAY

A comemoração carioca ao estilo India Pale Ale será no dia 18 de agosto




Seis bares aderiram a programação especial (Foto: Divulgação/ Tratto Comunicação)

Comemorado no mês de agosto, o IPA DAY celebra as cervejas lupuladas no estilo India Pale Ale. Pelo segundo ano consecutivo alguns bares e empórios cariocas incorporam a comemoração em seus calendários e promovem uma série de atividades, promoções e descontos. Em 2015, o IPA DAY carioca será realizado na terça-feira, 18 de agosto.

Confira a programação:

Boteco Carioquinha - Na Lapa, traz o verde do lúpulo para a decoração e para a comida: a iluminação e os uniformes dos garçons ganham tons da cor. O tradicional hambúrguer é feito com pão verde de lúpulos, 200 gramas de carne bovina e pernil, alface, rúcula, pepino, tomate, queijo gorgonzola e cebola empanada, acompanhado de batatas. Barris de chopps IPA serão plugados nas torneiras da casa que conta com um combo composto por três cervejas (Punk IPA, Brooklyn IPA e Hardcore IPA).

Beer Underground - Aqui os apreciadores do estilo irão sair com as mãos cheias de sacolas. Foram selecionadas cerca de 30 cervejas IPA, pela Beer Sommelier Cecília Navarro, que receberão 10% de desconto no IPA DAY. As cervejas também podem ser consumidas geladas na própria loja. São elas: Punk IPA, Rogue Brutal IPA, Cacau IPA, Jack Hammer, Crew German Pale Ale, Sierra Nevada Pale Ale, Três Lobos IPA, entre outros rótulos selecionados.

Calavera Kitchen & Bar - Localizado em Botafogo, o estabelecimento criou um hambúrguer que harmoniza perfeitamente com as IPAs e conta com diversos elementos de raízes nordestinas: o Calavera Roots Burger (blend de carne selada na manteiga de garrafa, pão de mandioca, picles de maxixe e maionese de coentro com dedo de moça). Das torneiras saem Miwok, Brooklyn East IPA e Röter.

Hell’s Burguer - Vai repaginar seu hambúrguer com um toque de IPA gratuito. Na hora da cocção da carne na chapa, o cliente pode pedir uma borrifada da cerveja Brooklyn IPA. A garrafa de 355 ml da bebida também faz parte do cardápio e pode ser consumida. Há duas opções de hambúrgueres: o Hell’s Burguer - 200 gr Hambúrguer de filé de costela com queijo cheddar e o Fifty Fifty - 200 gr de Hambúrguer, sendo 50% de filé de costela e 50% de bacon, com queijo cheddar.

Pub Escondido, CA - O Pub recebe seus clientes com distribuição de bottons, além de sorteios de brindes como calderetas da 3 Cariocas, porta lata, chaveiros e até uma bandeira oficial da Brooklyn. Para abrir os trabalhos, nas primeiras horas de evento, serão servidas as Sessions IPAs como a Providencia Session IPA, a Rock Bird Miwok e 3 Cariocas IPA NEMA, elas têm a pegada aromática e amargor característicos do estilo de cerveja, mas com menos álcool. As 24 torneiras do pub estarão abastecidas com a India Pale Ale, porém cerca de cinco delas funcionarão por vez, a cada duas horas novas cervejas poderão ser degustadas. Para comer, o IPA DAY Burger (200g de picanha nobre, queijo provolone, geléia de bacon apimentada, tomate assado, palha de batata doce com melado, alface americana e Pão de Cerveja IPA), criado especialmente para o dia, é a aposta certa.

Empório Rita de Cássia Gourmet - O empório também participa do IPA DAY no Rio. Foram selecionadas seis cervejas para degustação na loja, especialmente para a data, a partir das 19h. São elas: Dog Save the Queen Perro Libre, Schornstein IPA, LoCA Irmãos Ferraro, Irmãos Ferraro CaturrIPA, Bier Hoff IPA, Maniba Black Metal IPA.

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club