Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Friburgo, RJ, cria leia de incentivo à produção de cerveja artesanal

Prefeito assinou anteprojeto que beneficia microcervejarias.
Segundo o município, medida é inédita no Brasil.


Cervejas artesanais da Serra tem público exigente
e diferenciado (Foto: Reprodução/InterTV)

As microcervejarias de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, irão ganhar, em breve, uma lei de incentivo à produção e comercialização de cerveja artesanal no território municipal. O prefeito Rogério Cabral assinou o anteprojeto que cria o programa de incentivo às microcervejarias artesanais nesta terça-feira (4), durante evento realizado no Salão Azul da prefeitura com a presença de cervejeiros, representantes do Sebrae, Firjan, sindicato de alimentação, governo e da Câmara de Vereadores.

A medida do governo municipal é inédita no Brasil, segundo o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs. “Somos a única cidade a criar incentivo à produção e distribuição de cerveja artesanal”, afirmou. Para Nauro, o objetivo é tornar Nova Friburgo uma referência em cerveja artesanal em nível nacional nos próximos dez anos.

O prefeito Rogério Cabral disse que “o secretário de Turismo Nauro Grehs tem feito um trabalho grande junto a esse setor. Já tivemos o lançamento da nossa cerveja artesanal junto com o governador, no 2º Festival Internacional Mondial La Bière, e entendemos que iremos gerar trabalho e renda para a região, além de desenvolver o lado turístico”. 

Para o consultor do Sebrae, Sérgio Paiva, o órgão tem atuado fortemente em alguns estados produtores de cervejas artesanais, como no Estado do Rio, com 60 marcas. “Tudo isso foi colocado nessa lei inédita, que incentiva diretamente a implantação das unidades produtoras, através de benefícios, como, por exemplo, a renúncia fiscal da prefeitura. Houve também o cuidado de se incentivar a comercialização da cerveja, incentivando, assim, toda a cadeia produtiva”, afirmou.

Segundo Paiva, cerca de 900 estabelecimentos comerciais do ramo alimentício serão atingidos com benefícios através dessa lei. Todos que comercializarem as cervejas artesanais, com isenção escalonada do IPTU e alvará.

“Então a criação dessa lei incentivará a produção e a comercialização, posicionando o município no cenário nacional. Instituímos um selo de cerveja artesanal de Nova Friburgo, com o objetivo de manter a cultura viva da cidade através do produto”, disse.

De acordo com o anteprojeto, as cervejarias artesanais de Nova Friburgo terão espaço em todos os eventos da cidade, previstos no calendário turístico e cultural, como a Festa da Cerveja. Mesmo que o patrocinador dessa festa seja uma grande cervejaria, o espaço para as microcervejarias estaria garantido por força dessa lei.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club