Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Em resposta, Mikkeller convida Bud para o Copenhagen Beer Celebration

Com tom irônico, a dinamarquesa propõem que o grupo leve uma Peach Pumpkin Amber



Reprodução do convite (Foto: Divulgação)

Após a repercussão do comercial exibido pela Budweiser no intervalo do Super Bowl a cervejaria dinamarquesa Mikkeler respondeu as criticas direcionadas as cervejarias artesanais de forma inusitada. Enviou um convite endereçado ao presidente do grupo cervejeiro norte-americano (Anheuser Busch), Luiz Fernando Edmond, para participar do Copenhagen Beer Celebration em 2015.

Em tom irônico, o documento, também publicado na página do Facebook da Mikkeller propõem que as marcas tentem se entender. “Vimos o seu comercial durante o Super Bowl e respondemos a ele em nossa página no Facebook. Nós, na verdade, nunca o vimos (ou Carlsberg) como adversários ou concorrência direta. Achamos que as suas marcas estão fazendo bem para a nossa marca e apreciamos as diferenças na comunidade cerveja. Parece-nos que o seu comercial mudou alguma coisa e talvez seja boa ideia tentarmos nos entender melhor”, descreve o documento assinado por Jacob Gram Alsing, diretor de operações da Mikkeller.

O documento segue explicando como funciona o evento, que ocorre nos dias 1 e 2 de maio de 2015, e quem são as outras 46 cervejarias convidadas. “O conceito é simples, você traz 2X4 cervejas diferentes (8 no total). Ou seja duas para cada um das quatros sessões (de degustação). (...) A regra é que você traga o que produziu melhor e dois funcionários que contem bem a sua história. No entanto, pensamos que trazer um ou dois barris das versões Peach Pumpkin Amber chamada Elysian seria um grande sucesso aqui na Europa, uma vez que é um estilo que não vemos com muita frequência, apesar de sua enorme popularidade nos Estados Unidos”.

A sugestão pela Pumpkin Amber fez alusão ao deboche da Bud durante o comercial mostrou a frase: "Let them sip their Pumpkin Peach Ale" ("Deixe-os sorverem suas Pumpkin Peach Ale".

O documento encerra com votos de que a cervejaria aceite o convite para participar do evento. “Espero que você aceite este convite e participe da nossa celebração. Estou certo de que você vai ter um fim de semana muito agradável”.

Nota do Ninkasi Beer Club: Para quem não está totalmente por dentro da história, a ironia fica no fato de a Anheuser-Busch InBev, dona da marca Budweiser, ter adquirido recentemente a cervejaria artesanal Elysian, que fabrica uma cerveja no estilo Pumpkin Pale Ale, estilo o qual foi fruto de deboche da Bud no comercial.

Repercussão
Clique no link na imagem para assistir o vídeo


O comercial repercutiu em diferentes pontos do planeta, além da Mikkeller, Brewers of Pennsylvania (EUA) e Bamberg (BR), uma paródia feita em favor das artesanais foi divulgada em vídeo pelo el_brewchacho. Confira aqui

Fonte: Revista Beer Art
BAIXAR A REVISTA: iPad/iPhone ou Android

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club