Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

3º Concurso Brasileiro de Cervejas terá dez juradas


O 3º Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece em Blumenau, entre 11 e 14 de março, reconhecendo o peso de grandes nomes femininos do universo cervejeiro, terá dez juradas para compor o seletíssimo grupo que irá escolher as melhores cervejas do país. Confira quem são elas:

Ana Paula Almeida
Mestre Cervejeira graduada em Engenharia de Alimentos pela PUC-PR. Participou do Curso Tecnico em Cervejaria no Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas – SENAI – Vassouras – RJ, posteriormente especializou-se no Siebel Institute of Technology nos Estados Unidos e Doemens Academy na Alemanha. Trabalhou por 12 anos na Ambev em coordenação de áreas do processo de elaboração de cervejas em diversas plantas no Brasil e também no Centro de Desenvolvimento Tecnologico, atuando em pesquisa e desenvolvimento de novas matérias- primas, novos processos e novos produtos. Trabalhou por 4 anos para o grupo Imerys como gerente técnica na America do Sul, divisão de Filtração e atualmente trabalha para a Novozymes como Especialista em Cervejaria na America Latina. Participa como jurada em concursos nacionais e internacionais de cervejas como o Festival Brasileiro de Cervejas, World Beer Cup e European Beer Star.

Daniela Dezordi
Engenheira Química com mestrado em cervejaria na Bélgica – UCL e sommelier de cerveja pelo Senac/Doemens. Iniciou a carreira na Brahma e está na Ambev até hoje. Experiência na área de produção de cerveja, trabalhou em 3 plantas de complexidade diferentes. Foi responsável pelo desenvolvimento de novas matéria-primas e suporte técnico para redução de perdas no processo cervejeiro. Atualmente, Gerente Corporativa de Qualidade Interna da Ambev que abrange Brasil e Caribe. Faz parte do painel técnico de degustadores corporativos, degustando produtos de todas as cervejarias. Uma apaixonada por cerveja

Carolina Oda
Uma das primeiras profissionais formadas em gastronomia a se especializar em cervejas do Brasil. Fez seu primeiro trabalho com cerveja em 2005, mas naquela época ainda não imaginava que esse seria o seu futuro. Somente depois da faculdade de gastronomia e de alguns estágios em cozinha, em 2008, começou a trabalhar, quase que sem querer, no mundo dos copos e maltes. Após experiências como assistente de consultoria – com Cilene Saorin, bar – Melograno, importadora – Tarantino e uma expedição gastronômica de 90 dias na Europa, atua hoje como sommelière de cerveja da Cia Tradicional de Comércio (Ici Brasserie).

Fabiana Arreguy
É jornalista e está à frente do programa Pão e Cerveja há 3 anos. O programa é o único do rádio brasileiro e traz, a cada semana, as novidades do setor de cervejas especiais nacional e internacional. Formada, desde 2010, pela Doemens Academy/ Senac SP como Sommelier de Cervejas. É membro da Federação Internacional de Beer Sommeliers, com sede em Munique. Coordenadora do curso de Sommelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers – seção MG. Juíza em concursos nacionais e internacionais de cervejas artesanais.

Kátia Jorge
Mestre-cervejeira, brasileira e natural do Rio de Janeiro. Graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Técnica de Berlim (TU-Berlin / Alemanha) (1986), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996-1998) e Doutorado em Ciências de Alimentos pela UFRJ e Universidade do Porto (Portugal) (2000-2003). MBA em Administração Estratégica (UES) (2008-2009). Desde 1984 dedicou-se à área de cervejaria, trabalhando e estudando na Alemanha, na VLB-Berlin, Instituto de P&D em Cervejaria da Universidade Técnica de Berlim, e depois de volta ao Brasil em 1989, como funcionária da Companhia Cervejaria Brahma (1989-1995). Sua formação acadêmica posterior também foi dedicada ao segmento tendo como teses os seguintes temas: Tese de Mestrado: “Componentes relacionados ao amargor da cerveja e influência do perfil aromático na caracterização de variedades de lúpulo”. Tese de Doutorado: “Estabilidade sensorial e físico-química da cerveja: impacto de matérias primas, processo e manipulação do produto final”. Após ter acumulado experiência em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, Kátia constituiu sociedade na área de prestação de serviços, a “BrewTech Serviços Ltda”. Uma empresa de gerenciamento de projetos e assessoria técnica a cervejarias, microcervejarias, cervejarias para gastronomia, fornecedores da indústria cervejeira, universidades e centros de pesquisa. Em 2004 deixou a sociedade para fazer parte da “Cervejaria Devassa”, onde atuou como Diretora de Operações até setembro de 2007, sendo responsável pelas áreas de produção (formulação das cervejas, produção, análise sensorial e controle de qualidade), operação logística e compras.

Gabriela Montandon
Jurada de concursos nacionais e internacionais, atualmente desenvolve parte do seu projeto de PhD na Bélgica (Laboratory of Enzyme, Fermentation and Brewing Technology, KU Leuven – Technology Campus, Gent) na produção de cervejas especiais com novas linhagens de leveduras da América do Sul. Participa de outros projetos de pesquisa e também como degustadora em aroma e estabilidade sensorial de cervejas. É membro-fundadora da Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (ACervA-Mineira), cervejeira e sócia-proprietária da Cervejaria Grimor dentro do projeto Inconfidentes Cervejarias Conjuradas

Tatiana Spogis
Sommelière de cervejas da importadora Bier & Wein desde 2002 tem no currículo o terceiro lugar no Campeonato Mundial da categoria em 2013. Foi a melhor posição alcançada por um brasileiro no torneio bienal. Tatiana Spogis é formada em design gráfico e trabalhou por nove anos no ramo, até mudar de rumo e decidir dedicar-se ao universo das cervejas. Fez uma especialização na Unicamp em análise sensorial e, hoje, aos 37 anos, é uma das profissionais mais respeitadas entre quem trabalha com cervejas especiais.

Andrea Bonavigo Calmon
Sócia Diretora Comercial da “Balkonn Soluções em A&B”. Administradora de Empresas PUC-SP. Biersommelière pela Doemens Akademie Alemanha/SENAC desde 2010. Docente no Curso Science of Beer desde 2012. Docente na Associação Brasileira de Sommeliers RJ desde 2013. Jurada em campeonatos nacionais e internacionais de cervejas desde 2012. Mestre em Estilos De Cervejas pelo Siebel Institute of Chicago-EUA. Especialista em Análise Sensorial de Cervejas pelo Siebel Institute of Chicago-EUA. Especialista em Harmonizações (Cervejas e Alimentos) pelo Siebel Institute of Chicago-EUA. Palestrante e Consultura de cervejas especiais.

Jessica Larsson (Suécia)
Começou em 2004 abrindo um pub e restaurante em Malmo, na Suécia. Queria ter cervejas de todo o mundo no cardápio já que naquela época, os suecos bebiam apenas as lagers tradicionais. Rapidamente descobri a grande variedade de cervejas que temos no mundo. Em 2005, abriu um bar dedicado única e exclusivamente a cervejas artesanais suecas. Desde então, a cerveja tem ocupado grande parte da sua vida e hoje viaja o mundo para ver o que acontece na indústria, visitando cervejarias e experimentando novas cervejas.

Melissa Cole (Reino Unido)
Escritora e sommelière. Autora do livro Let Me Tell You About Beer (Vamos Falar De Cerveja) Melissa Cole vive o sonho cervejeiro. Ela não apenas escreve excessivamente sobre a bebida favorita do mundo, ela também trabalha com chefs para criar menus harmonizados de comida e cerveja, tanto para restaurantes estrelados do guia Michelin, quanto para pubs locais. É jurada convidada em competições de cerveja de Bruxelas ao Brasil e de Amsterdã até a América. Também atuna criação de cervejas colaborativas. Foi indicada como uma das mulheres mais poderosas da indústria de bebidas pelo Channel4 Food e foi nomeada educadora do ano pelo Imbibe Magazine em 2013.

Para ver todos os jurados e saber mais sobre o evento, acesse: www.festivaldacerveja.com

See more at: http://www.sociedadedacerveja.com.br/3o-concurso-brasileiro-de-cervejas-tera-dez-juradas/#sthash.3L1RID7t.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club