Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Concurso Brasileiro de Cervejas bate recorde de inscrições

Competição terá 874 rótulos - o dobro de 2014 e o triplo do primeiro concurso, de 2013


Na foto, os premiados do concurso em 2014 (Foto: Divulgação)

Encerradas em 30 de janeiro, as inscrições para o 3º Concurso Brasileiro de Cervejas foram consideradas recorde. Ao todo serão 874 rótulos participantes, um acréscimo de 111% se comparado a 2014, quando 414 se inscreveram. Os números são ainda mais expressivos se relacionarmos com 2013, quando 215 concorreram. A quantidade de cervejarias participantes também triplicou. Este ano, 136 marcas se inscreveram, enquanto que em 2013, apenas 42 marcaram presença. A competição ocorre entre os dias 8 e 10 de março no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Serão 117 estilos diferentes de cerveja, 41 a mais que em 2014. Entre os mais populares a American-Style India Pale Ale aparece como sendo a preferida das marcas para o concurso. São 62 cervejas desse tipo. Depois, aparece a South German-Style Hafeweizen/Hafeweissbier, com 56 inscrições. Na sequência vem a Belgian Style White (or Wit)/Belgian-Style Wheat (35), American-Style Pale Ale (31), American Style Lager (30), Herb and Spice Beer (23), German-Style Pilsener (22), English-Style India Pale Ale (20), Imperial or Double India Pale Ale (17), Irish-Style Red Ale (17) e a Wood-and Barrel-Aged Strong Beer (17).

A coordenadora técnica do concurso, Amanda Reitenbach, acredita que o aumento das inscrições se deve a grande quantidade de pessoas que estão consumindo e gostando de novas cervejas. "O aumento de rótulos e cervejarias inscritas é muito expressivo e importante não só para o concurso, mas também para o cenário cervejeiro brasileiro, pois mostra o crescimento do setor e a entrada de novos estilos no mercado nacional", conta Amanda.

Diferentemente das outras edições, o concurso terminará antes do início do Festival. A ideia é promover um evento festivo para que os participantes e jurados possam interagir e confraternizar entre si. Na ocasião, a escolhida como melhor cerveja do Concurso receberá um troféu que será desenhado exclusivamente para o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club