Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 19 de julho de 2014

DICAS DE LEITURA: O LIVRO DA CERVEJA


Uma ótima leitura para apreciadores, iniciantes, conhecedores e também para colecionadores, visto que o livro além de apresentar conteúdo extenso é apresentado numa linda capa dura, que com certeza fica bem exposta em qualquer estante ou ambiente gourmet, por exemplo. Depois de lê-lo continuo utilizando-o para consultas. O único (para alguns, grande) porém é a parte do livro dedicada as cervejas brasileiras, que é praticamente nula, com a citação de meia dúzia de cervas, que não são nem mesmos as melhores cervejas artesanais e especiais que temos por aqui. Mesmo assim, vale a pena tê-lo. Segue a sinopse e ficha técnica:
Boa leitura!
Araújo Junior

Este livro, organizado por Tim Hampson, contou com a participação de especialistas para visitar mais de 800 cervejarias espalhadas por todo o mundo, além de avaliar 1.700 cervejas dos mais variados estilos, com descrições e informações como intensidade de sabores, uso de ingredientes incomuns, graduação alcoólica e análises visual, olfativa e gustativa. 'O Livro da Cerveja' mostra as cervejas consideradas melhores pelos especialistas e traz dicas para realçar o sabor da bebida com comidas adequadas.

Esta obra procura apresentar uma panorâmica sobre a atividade cervejeira mundial, com foco em cervejas comercializadas nos tempos contemporâneos. Apresenta fotos dos rótulos avaliados e um 'roteiro da cerveja', concebido para os adeptos do chamado 'turismo cervejeiro'. Nele busca-se sugerir passeios por cervejarias dos países destacados no livro. Orientações sobre a arte da degustação e o esclarecimento de curiosidades, como a razão de ser dos formatos de copos e garrafas e a harmonização das cervejas com pratos, complementam o guia, que inclui ainda um glossário com os termos utilizados no universo da cerveja.

Formato: Livro
Organizador: Hampson, Tim
Tradutor: Barbao, Marcelo
Idioma: Português
Editora: Globo Estilo
Assunto: Gastronomia
Altura: 23,5 cm
Largura: 19,5 cm
Peso: 1,310 kg
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club