A rota da cerveja de Ponta Grossa deve ser inaugurada no início de 2015. A nova opção turística também fortalece a economia e colabora com a geração de empregos na cidade
A rota da cerveja artesanal de Ponta Grossa deve ser inaugurada nos primeiros meses de 2016, segundo o diretor de Turismo da Fundação Municipal de Turismo, Eros Freitas. A rota da cerveja deve ser um importante meio para fortalecer a economia da região e uma nova atração turística. Com um total de oito fábricas de produção de cerveja artesanal – seis já instaladas e duas em processo de implantação – a rota vem para complementar a cultura da cerveja na região, que vem ganhando destaque com eventos como o 1º Encontro de Mestres Cervejeiros e o lançamento da cerveja Adriática.
“Os cervejeiros vão criar áreas de atendimento, dentro das fábricas, para receber o pessoal para uma visita. A fábrica vai abrir um bar dentro do estabelecimento”, explica Eros Freitas. Duas cervejarias do município já construíram seus bares para receber os turistas na rota da cerveja artesanal. Segundo Eros, a nova opção turística fortalece principalmente a economia. “Hoje analisamos o potencial que tem e é uma clientela diferenciada. A intenção é fazer com que venham pessoas de outras cidades para conhecer Ponta Grosa”, afirma o diretor de Turismo da fundação.
A cervejaria Oak Bier, com uma produção de 20 mil litros por mês, já conta com um espaço onde são realizados cursos e recebem turistas para visitas técnicas. “É uma coisa interessante, porque se juntarmos as cervejarias fortalecemos a nossa classe. Com a criação de um roteiro conseguimos atrair um público de fora da cidade”, afirma a sócia-proprietária da Oak Bier, Thais Pius. A empresa pretende dobrar a fabricação de cerveja até o final de 2015, com a inauguração de uma nova fábrica no Distrito de Guaragi.
A rota da cerveja artesanal aparece como um novo passo para o fortalecimento da economia da cerveja em Ponta Grossa. No último final de semana, o município recebeu o 1º Encontro de Mestres Cervejeiros, no Bier Garden do Jockey Clube, em Uvaranas. O evento reuniu cerca de 1.200 pessoas e vendeu mais de 7 mil litros de chope. Outra novidade é o lançamento da Adriática, a cerveja Super Premium que será produzida exclusivamente em Ponta Grossa e distribuída em todo o Brasil. Foram investidos R$ 580 milhões para a implantação da cervejaria. A inauguração acontece nesta quarta-feira (09), a partir das 19h, no Botequim da Original.
PROPOSTA NA ALEP
Projeto inclui PG na rota da cerveja
A deputada Maria Victoria (PP), em parceria com o deputado Anibelli Neto (PMDB), protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria a ‘Rota da Cerveja Artesanal do Paraná’. O objetivo do projeto é incentivar a produção de cerveja artesanal por meio das cervejarias caseiras e micro cervejarias. A rota, inicialmente, será composta pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Ponta Grossa. Caberá ao Executivo municipal disponibilizar áreas públicas para o fornecimento de informações sobre os locais de produção. O projeto, de número 644/15, passará pelas comissões permanentes antes de seguir ao plenário para votação.
Jornal da Manhã - Ponta Grossa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club