Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro 2015

Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro

O prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro chega à terceira edição, em 2015, com o objetivo de valorizar a cultura do gosto regional. O compromisso é dar visibilidade e mapear a produção gastronômica fluminense de qualidade. Assim, a premiação reconhece quem planta e produz no território, lugar de sabor, memória e conhecimento. Este ano, a inspiração vem do gastrônomo Brillat-Savarin, autor do livro “A Fisiologia do Gosto”, que completa 190 anos em 2015. A obra é considerada a certidão de nascimento da gastronomia.

Esta edição apresenta 12 categorias, definidas a partir do contexto sócio-econômico, ambiental, histórico e cultural do Estado: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra. A antiga categoria de Conservas e Patês foi desmembrada em duas, com o intuito de valorizar e distinguir a variedade e características dessas produções. Os patês agora estão agrupados com as pastas. E a crescente fabricação de linguiças e salsichas no Estado demandaram a inclusão da categoria de Embutidos. 

Além da premiação dos produtos, o Maravilhas RJ homenageia a Instituição e a Personalidade que se destacaram entre o ano de 2014 e 2015 no segmento gastronômico fluminense, que serão escolhidos pelos consultores/colaboradores e Comissão Organizadora.

Os critérios de seleção e avaliação foram aprimorados. Este ano, deverá ser inscrito um produto para cada categoria. Por exemplo, um tipo de queijo, um sabor de conservas, uma qualidade de cerveja ou cachaça. A exceção é para Da Terra e Mel, pois será considerado o conjunto da produção. Na avaliação, além do voto popular pela internet os finalistas de dez categorias serão submetidos à avaliação dos consultores/colaboradores por intermédio de degustações, à exceção de Da Água e Da Terra. Esta avaliação – que será feita em locais a serem divulgados - terá peso 7 e o voto popular receberá peso 3. Os vencedores serão eleitos levando-se em consideração o sabor, o contexto social, histórico, econômico e cultural, além do conhecimento do consultores para cada categoria. 

O prêmio acontecerá em três etapas: 

Junho - Divulgação da lista de indicados previamente selecionados pela Comissão Organizadora com a abertura para novas inscrições do público e indicação dos consultores.

Julho - Divulgação da lista de finalistas

Agosto a Outubro - Votação Popular pela internet e período de degustação para consultores

Dezembro - cerimônia de premiação 

O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”. O projeto, em 2015, tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do SENAC RIO. 

Para saber mais acesse:
 http://projetomaravilhas.com.br/o-premio/apresentacao#sthash.9o7oH25S.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club